Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Queda nos fundos imobiliários se deve ao "efeito manada"

Especialista afirma que, após subida, ajustes são necessários

Uma das explicações para a valorização de 35% dos fundos imobiliários em 2012 foi o chamado "efeito manada", segundo Claudia Martinez, diretora do banco Máxima.

Na sua opinião, os investidores que começaram a aplicar após verem outros entrando nesse mercado ajudaram a impulsionar essa alta.

Em entrevista em vídeo ao "Folhainvest", Claudia afirma que, depois dessa subida, o mercado passa por um ajuste em 2013, quando acumula queda de 12,6%. "As pessoas não se atentaram muito bem em entender que é [um produto de] renda variável e que fundos de renda variável têm oscilações", diz.

O aumento da taxa básica de juros é outro fator que prejudica o desempenho dos fundos imobiliários neste ano, pois diminui o apetite do investidor por esse produto, completa. No entanto, as perspectivas são positivas. "Nós não achamos que essa queda deva continuar. São ajustes que até eram necessários porque estavam superavaliados em alguns casos."

Os fundos imobiliários seguem no radar do "Folhainvest" ao longo da semana. Na quarta-feira (18), Claudia dá dicas de como investir, considerando as características desse produto.

E, na sexta-feira (20), a diretora do banco Máxima aponta os riscos de aplicar nesse instrumento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página