Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Armazenamento na nuvem é alternativa, mas exige cuidado

DE SÃO PAULO

Armazenar informações e documentos da empresa em servidores externos (na nuvem) pode ser uma boa alternativa para empresas com menos recursos ou equipe menos familiarizada a tecnologia.

Porém é importante que a empresa se certifique de quais são as garantias oferecidas pelo serviço.

Segundo Marcos Sakamoto, presidente da Assespro-SP (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação), a nuvem é uma boa opção para quem não tem recursos para manter profissionais de tecnologia.

"O fato de você estar em uma empresa pequena e não ter tempo de fazer isso pessoalmente deixa seus dados mais expostos do que em um centro especializado", diz.

Por outro lado, diz Sakamoto, essas companhias tendem a ser mais visadas por invasores, por concentrarem em um único lugar dados de muitos clientes.

Laurent Serafini, da Velours International, recomenda que pequenas empresas busquem informações sobre o nível de segurança (que pode ser demonstrado por certificados internacionais) e o local onde ficam armazenados os dados.

Tiago Baeta, 30, diretor-executivo da iMasters, que produz conteúdo técnico em informática, optou por trocar os sistemas armazenados em seus próprios servidores pela nuvem há dois anos.

Segundo ele, ao fazer a mudança, a principal medida de segurança adotada foi definir exatamente quais funcionários conseguem acessar que tipos de informação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página