Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crise de Portugal faz cimenteira mirar África

América do Sul é outra prioridade da InterCement, empresa da Camargo Corrêa

DA REUTERS

A InterCement, uma das dez maiores produtoras de cimento do mundo e integrante do grupo Camargo Corrêa, colocou a América do Sul e a África como foco de investimentos nos próximos anos, diante do crescimento mais acelerado nessas regiões.

A empresa mantém planos de investimentos de R$ 3,5 bilhões no mundo de 2012 a 2016, com os quais espera acompanhar a evolução do mercado de cimento no Brasil, e ampliar capacidades em países como Argentina, Paraguai, Moçambique e Argélia, afirmou o presidente da companhia, José Édison.

A empresa passou a atuar em oito países após a integração de parte dos ativos da portuguesa Cimpor, em 2012.

CENÁRIO EXTERNO

Em Portugal, a recessão econômica derrubou o consumo de cimento do país. Com isso, a empresa usa o país como base de exportação para dez mercados.

"Deveremos exportar neste ano de Portugal 2,5 milhões de toneladas de cimento ante níveis muito baixos em anos anteriores. Estamos exportando muito para países da África como Argélia, Costa do Marfim e Togo", disse. Ele acrescentou que parte da produção portuguesa também está sendo levada para o Norte do Brasil, onde a empresa ainda não tem fábricas.

Na América do Sul, um dos mais recentes projetos da InterCement é a conclusão no fim de outubro da primeira fábrica no Paraguai, mercado parcialmente abastecido por importações.

Na Argentina, Édison afirmou que as vendas em toneladas da InterCement no país deverão crescer 12% em 2013, com todas as nove fábricas atualmente operando a plena capacidade.

Assim, a empresa segue com planos de construir fábrica nova no país.

Além desses países, Édison citou Peru e Colômbia como focos de atenção para expansão futura.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página