Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Líderes globais pedem que EUA elevem teto da dívida

FMI adverte para risco de recessão global caso país suspenda seus pagamentos

DO "NEW YORK TIMES"

A quatro dias de os EUA correrem o risco de suspender pagamentos, líderes globais reunidos no encontro anual do Banco Mundial e do FMI fizeram apelo para que o país eleve o teto da dívida.

A diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, afirmou que o impasse nos EUA foi o principal assunto do encontro. "Uma coisa ficou clara na mesa de discussão: se houver esse grau de incerteza, a falta de confiança nos EUA significará uma grande ruptura na economia mundial."

"Corremos o risco de acabar novamente em recessão."

Para alguns dos presentes, o impasse será resolvido antes de quinta, quando os EUA poderão ficar sem dinheiro para pagar suas contas.

Um calote americano elevará os custos dos empréstimos, podendo colocar o mundo em desaceleração.

"Os EUA precisam tratar com urgência as incertezas fiscais de curto prazo", afirmou o comunicado do comitê financeiro do FMI.

No Senado americano, líderes partidários passaram o dia ontem discutindo o assunto. O líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, e Mitch McConnel, líder republicano na Casa, assumiram as negociações após a Casa Branca fracassar, sábado, nos acertos com a ala conservadora do Parlamento. Reid afirmou que está confiante de que os republicanos aceitarão estender o endividamento do país.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página