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Hollywood diz que Google faz pouco contra filmes piratas

Para associação, busca não evita baixar filmes

DO "FINANCIAL TIMES", EM LOS ANGELES

Chris Dodd, ex-senador norte-americano que preside a Motion Picture Association of America (MPAA), organização setorial dos grandes estúdios de cinema norte-americanos, acusou o Google de não fazer o suficiente para impedir que os internautas encontrem conteúdo pirateado on-line.

O serviço de buscas mudou seu algoritmo no final de 2012 como um gesto de paz para com Hollywood, depois do colapso do projeto de lei Sopa, de combate à pirataria on-line, que estava destinado à aprovação, mas foi derrubado depois que as companhias de internet mobilizaram seus usuários contra ele.

A mudança de algoritmo proposta pelo Google envolvia relegar os sites que oferecem conteúdo pirata a posições mais baixas em sua lista de retornos de busca.

Mas um relatório solicitado pela MPAA e recentemente publicado aponta que a mudança não teve efeito "significativo" sobre "o posicionamento do retorno na lista... os resultados de busca acessados pelos clientes não tinham posição mais baixa na lista do que antes da mudança".

Dodd disse que, "em casos demais", uma busca continua conduzindo usuários a sites ilegais.

A mudança não teve efeito: "Nada aconteceu", disse. "Quero ser positivo quanto a isso. [O Google] é uma ótima companhia, que faz excelente trabalho, e eles fizeram uma ótima oferta [de mudança do algoritmo]. Todo mundo precisa trabalhar melhor quanto a isso, mas as companhias de busca também precisam melhorar."

Dodd, um dos autores da lei Dodds-Frank de reforma da regulamentação do mercado financeiro norte-americano, agora se tornou o principal lobista de Hollywood.


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