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Novo leilão obtém pedágio pela metade
Triunfo vence disputa pela ligação entre Brasília e Betim (MG), com deságio de 52% sobre o valor máximo fixado
Empresa diz que fluxo deve crescer mais que o previsto nos trechos; próximas concessões podem ter lance menor
Trechos de rodovia que ligam Brasília aos arredores de Belo Horizonte foram vendidos ontem para a Triunfo Participações. A companhia ofereceu a menor tarifa de pedágio, de R$ 2,85/100 km, um desconto de 52% sobre o valor máximo fixado no edital.
Somados, os trechos das das rodovias BR-060/153/262 (DF/GO/MG) têm 1.177 quilômetros. Eles passam por Anápolis, onde há um importante polo agroindustrial da região Centro-Oeste, percurso que já está duplicado.
Também ligam Goiânia à divisa de Minas e São Paulo, percurso também usado para escoar a produção agrícola. Nessa segunda parte, será preciso fazer a duplicação.
Já o trecho que passa pelo Triângulo Mineiro e vai até a região metropolitana de Belo Horizonte tem alto fluxo de veículos por ligar duas regiões economicamente importantes do Estado. Também será duplicado.
O leilão, realizado ontem na BM&FBovespa, teve cinco empresas interessadas.
O presidente da Triunfo, Carlo Bottarelli, disse que sua empresa ofereceu um preço que corresponde à metade do valor máximo exigido pelo governo porque seus cálculos consideraram uma estimativa de crescimento de tráfego superior à do governo.
"Foi um lance completamente consciente. O volume de tráfego desse trecho é superior ao da BR-163", disse Bottarelli referindo-se ao leilão realizado na semana passada, do qual a Odebrecht saiu vencedora também com um desconto de 52%.
O leilão de ontem marcou o fim da fase das concessões "filé" no setor. No outro dos três leilões promovidos neste ano, da rodovia BR-050 (MG/GO), a proposta vencedora também havia sido agressiva, com desconto de 42% sobre a tarifa teto.
A média dos pedágios das oito rodovias privatizadas em 2007 e 2009 está atualmente em R$ 3,40 por 100 km e a dos leilões deste ano, em R$ 3,00. Já a média dos pedágios das rodovias concedidas na década de 1990 está em R$ 9,10.
CARNE DE SEGUNDA
A tendência de pedágios reduzidos pode não se repetir, porém, nos outros dois leilões marcados para este ano, da BR-163 (MS) e da BR-040 (MG/DF). O próprio ministro César Borges (Transportes) já qualificou essas rodovias de "carne de segunda", ainda que de boa qualidade.
O pedágio-teto está fixado em valores acima de R$ 9,00/100 km nas duas.
Para o próximo ano, o desafio é maior: BR-101 (BA), BR-262 (MG-ES), BR-116 (MG) e BR-153 (GO-TO) já foram qualificadas por integrantes do governo como o "osso".
Com fluxo reduzido de veículos, elas demandam pedágios mais elevados. Há dois meses, o governo informou que fará PPP (Parceria Público Privada) nesses trechos.
Nesse modelo, o governo federal destina recursos do orçamento para que a concessionária faça as obras.
Ontem, o ministro Borges afirmou que a prioridade em 2014 será a concessão de ferrovias. Segundo ele, o TCU pode aprovar ainda neste ano o edital para a licitação de um trecho entre Lucas do Rio Verde (MT) e Campinorte (GO).