Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Fabricação de veículos cai, mas vendas crescem

DE SÃO PAULO

O Carnaval tardio ajudou a elevar as vendas de veículos no 1° bimestre de 2014, mas o período registrou queda na produção.

De acordo com dados divulgados pela Anfavea (associação nacional das montadoras), o total de emplacamentos cresceu 4,6% na comparação com o acumulado nos meses de janeiro e fevereiro do ano passado. Já a fabricação recuou 2,7%.

Segundo Luiz Moan, presidente da entidade, as férias coletivas, que avançaram pelo mês de janeiro, influenciaram o cronograma das montadoras.

Considerando apenas o segmento de carros de passeio, o crescimento nas vendas no primeiro bimestre ante o mesmo período de 2013 foi de 2,1%, com 412 mil unidades emplacadas.

Já entre os caminhões, houve queda de 3,9% nas vendas nos dois primeiros meses deste ano.

Para a Anfavea, isso foi reflexo da demora no estabelecimento das novas regras e taxas para o Finame (programa de financiamento), que passaram a vigorar no dia 27 de janeiro.

EXPORTAÇÕES

A entidade prevê que as exportações manterão a tendência de crescimento em 2014 e deverão registrar alta de 1,4% no ano, totalizando 575 mil unidades. No ano passado, elas avançaram 26,5% ante 2012.

A Anfavea considera que será necessário chegar a 1 milhão de veículos exportados em 2017 para garantir que o crescimento da capacidade produtiva, que deverá chegar a 6 milhões de unidades em três anos, não gere ociosidade.

"Acreditamos que o mercado interno consumirá 4,5 milhões de veículos em 2017. Se exportamos 1 milhão, o que representa cerca de 18% da produção estimada para aquele ano, haverá equilíbrio", afirmou Moan.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página