Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Oferta para acordo com UE avança, afirma ministro

LÍGIA MESQUITA DE BUENOS AIRES

O ministro do Desenvolvimento, Mauro Borges, disse que Brasil e Argentina estão caminhando para apresentar uma oferta conjunta para o acordo Mercosul-União Europeia.

É uma proposta competitiva e que fortalece muito o Mercosul na integração comercial com a União Europeia", afirmou, ontem, em Buenos Aires.

Borges viajou à capital argentina para tratar do comércio bilateral entre os dois países. "É um comércio de mais de US$ 30 bilhões que deve ser preservado e fortalecido", disse.

Ele se reuniu com três ministros da equipe de Cristina Kirchner: Axel Kicillof, da Economia, Débora Giorgi, da Indústria, e Jorge Capitanich, chefe de gabinete da Casa Rosada.

O presidente do banco central argentino, Juan Carlos Fábrega, também participou do encontro. No lado brasileiro, Borges teve a companhia do assessor especial de assuntos internacionais do Planalto, Marco Aurélio Garcia.

Depois da desvalorização de 23% do peso, em janeiro, o banco central argentino começou a restringir a liberação de dólares para as importações, a fim de conter a queda das reservas internacionais do país. Essa medida provoca o atraso nos pagamentos às empresas brasileiras.

Em 2013, o Brasil exportou US$ 19 bilhões para a Argentina.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página