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Levantamento pode ser usado para se aproximar de clientes

DE SÃO PAULO

Fazer pesquisas de opinião pode servir tanto para identificar melhor os gostos dos clientes quanto para fazer com que eles conheçam os produtos da empresa.

O ideal é que o questionário tenha até cinco perguntas, segundo Andréa Rufino, professora de marketing da escola de negócios BSP. Para levantamentos maiores, é importante dar alguma recompensa para quem participa, como desconto ou sorteio.

Segundo ela, as pesquisas podem ser usadas também como uma ferramenta de divulgação e de aproximação com futuros consumidores. Ela sugere que se faça um estudo para entender o posicionamento da empresa em relação à concorrência. Rufino diz que o levantamento pode ser usado para destacar pontos positivos da empresa.

"Você pode oferecer uma amostra grátis ou um convite para uma reunião ao final", afirma a professora.

Porém, se a intenção é ter um retrato mais fiel do pensamento do consumidor, influenciar as respostas atrapalha. Felipe Schepers, 27, um dos fundadores da Opinion Box, exemplifica:

"Se você pergunta se a pessoa pagaria R$ 50 por um produto, depois se pagaria R$ 100 por ele e depois qual o preço justo, a resposta final provavelmente vai ficar entre esses dois valores."

Rodolfo Ohl, diretor-geral da SurveyMonkey para o Brasil, recomenda usos variados da ferramenta.

Uma empresa virtual pode, por exemplo, verificar contatos que assinaram boletins para receber informações sobre os produtos, mas nunca efetivaram uma compra.

Beatriz Micheletto, consultora do Sebrae-SP, recomenda que não se crie mais do que cinco alternativas para cada pergunta.

Caso contrário, as respostas podem ficar muito dispersas, o que dificulta a tomada de decisões.


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