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Promoção de ingresso é estratégia para patrocinadores

DE SÃO PAULO

Promoções com ingressos da Copa do Mundo são uma das principais formas que uma empresa parceira da Fifa tem para fazer valer o investimento em patrocínio.

"É uma oportunidade única para uma marca como a nossa poder fazer uma ação que envolva crianças e, em tempos de obesidade infantil, associando a marca, que sem dúvida exerce uma influência sobre esse público, a um evento esportivo", diz Roberto Gnypek, vice-presidente de marketing do McDonald's.

A marca tem a exclusividade de patrocinar as crianças que vão entrar em campo com os jogadores em cada partida do Mundial.

São 1.408 crianças de 6 a 10 anos --22 para cada uma das 64 partidas. Contabilizando os acompanhantes, a rede de fast food vai distribuir 2.816 ingressos.

A maior parte (1.138 crianças) é brasileira, e o restante é distribuído em ações fora do país.

Diferentemente da maioria das promoções, que envolvem sorteios, para poder entrar em campo, os pais tiveram de mandar imagens (fotos, vídeos ou desenhos) das crianças celebrando uma vitória.

Serão selecionados os mais originais e criativos e o anúncio dos ganhadores será no dia 9 de maio.

A empresa recebeu 150 mil inscrições, a maior parte por meio de fotos enviadas pelo celular. Na África do Sul, quando a mesma promoção foi realizada, apenas 12 mil se inscreveram.

"A marca tem uma presença muito mais relevante no Brasil do que na África do Sul, além de a Copa ter mais apelo entre os brasileiros."

Segundo Gnypek, a promoção é o maior investimento da marca com a Copa, pois envolveu e ainda vai envolver campanhas em TV aberta e fechada, veículos impressos e internet.

GUARDIÕES

Outras oportunidades de visibilidade oferecidas pela Fifa para as marcas são os carregadores e guardiões das bandeiras das seleções, propriedades adquiridas pela Coca-Cola e pela Adidas, em promoções para adolescentes.

Até a bola Brazuca usada em campo entra nas promoções. Quem encontrar um dos 15 selos premiados na tampa do isotônico Powerade ION4, da Coca-Cola, ganha um par de ingressos e mais a bola usada na partida. A campanha teve início no dia 1º.

"As promoções ajudam a engajar o consumidor a entrar no momento da Copa", diz Karina Ribeiro, diretora da agência David, que já idealizou três promoções para o Mundial: Sony (mais de 2.000 ingressos), Powerade e PlayStation.

"Todo mundo quer ingresso, e, na medida em que vai chegando mais perto da abertura da Copa, as pessoas vão entrando no clima."

A maior parte dos mais de 12,7 mil ingressos colocados em promoção já foi distribuída, mas há novas promoções ainda por estrear.


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