Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Alimento pesa para famílias mais pobres

DO RIO

Com o peso maior dos alimentos na cesta de consumo das famílias de renda mais baixa, o INPC subiu mais que o IPCA e fechou abril em 0,78% --ante 0,82% de março.

O índice usa a mesma metodologia do IPCA, mas investiga a inflação para família de renda entre 1 e 5 salários mínimos. Já o índice oficial do país pesquisa a faixa ampla de 1 a 40 salários e avançou num ritmo menor em abril --0,67%.

O pequeno recuo de março para abril foi determinado pela desaceleração dos alimentos.

O grupo alimentação tem um peso maior no INPC, pois esse tipo de despesa é mais relevante para as famílias de menor renda.

Apesar de subir mais em abril que o IPCA, o INPC acumula em 12 meses alta de 5,81%, inferior aos 6,28% do índice oficial.

DATAFOLHA

A menor pressão da inflação em abril e a perspectiva de preços mais moderados de alimentos agora em maio já se refletiram na nova pesquisa Datafolha, que mostra, pela primeira vez desde o início de 2012, redução da expectativa de aumento da inflação para os próximos meses.

No início de abril, 65% dos brasileiros acha- vam que os preços iriam subir. Foi o recorde da série histórica. Na pesquisa de agora, essa taxa recuou para 58%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página