Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Europa

Moody's já vê títulos da Irlanda com risco menor que o do Brasil

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A agência de classificação de risco Moody's subiu pela segunda vez em menos de seis meses a nota dos títulos do governo irlandês.

Os papéis da Irlanda, que, em janeiro, haviam recebido novamente o selo de bom pagador (grau de investimento), agora foram elevados em mais dois degraus na escala da agência norte-americana.

Agora, os títulos do país --que foi um dos que mais sofreram com a crise europeia, especialmente no sistema bancário, que foi em grande parte nacionalizado-- estão mais bem avaliados que os brasileiros pela Moody's.

Para a companhia, o crescimento da economia irlandesa deve acelerar a redução da dívida do país, que explodiu depois do resgate das instituições financeiras.

A taxa de desemprego no país ficou em 11,8% no mês passado, dois pontos percentuais menos que um ano antes. Na Espanha, um outro país que viu sua dívida crescer de modo forte, especialmente a partir de 2009, o índice de pessoas sem emprego também vem caindo, mas cerca de um quarto da população está sem trabalho.

Um outro ponto positivo para os irlandeses é que o deficit público vem crescendo em ritmo mais fraco. A diferença entre gastos e arrecadação do governo representou 7,2% do PIB no ano passado --em 2010, logo após a ajuda aos bancos, esse índice foi de 30,6%.

Apesar das melhoras, a economia irlandesa teve retração em 2013, de 0,3%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página