Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Mineração

Vale fecha mina de carvão na Austrália, 4 anos após compra

Segundo a mineradora brasileira, decisão se deveu às atuais condições de mercado

DO RIO - Sete anos depois de adquirir a mina de carvão Integra Coal, na Austrália, a Vale decidiu paralisar sua produção, por considerar a atividade economicamente inviável "nas atuais condições de mercado". A mina fica na região da cidade de Singleton.

De acordo com a empresa, a decisão de manter a unidade em "care and manteinance" (parar a produção, mas manter a unidade sob gerenciamento para garantir sua condição de produção no futuro) foi tomada "em unanimidade pelos sócios".

Segundo a Vale, "há potencial para reabri-la no futuro".

A participação da mineradora brasileira em Integra Coal é de 61,2%.

Os 38,8% restantes são divididos entre outros sete sócios, entre eles o grupo minerador australiano Navidale e subsidiárias do grupo Toyota que atuam no setor.

A participação na Integra foi resultado da aquisição, por parte da Vale, da australiana AMCI por US$ 656 milhões, em 2007. A AMCI era dona de diversos ativos em mineração, entre os quais a fatia na unidade que acaba de ser fechada.

Nesse período, a Vale, presidida por Roger Agnelli, fez outros investimentos no exterior. Agnelli foi substituído quatro anos depois por Murilo Ferreira, o atual presidente da mineradora. A mina australiana produziu 48 mil toneladas de carvão no período, ou 2,7% da produção total de carvão da brasileira. Jornais locais já traziam rumores sobre o fechamento da Integra.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página