Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Meta de inflação do país é adequada, afirma Tombini

Para presidente do BC, instrumento mostra compromisso com estabilidade de preços, mas também tem flexibilidade

Previsão de analistas divulgada no início desta semana vê IPCA pouco abaixo do teto da meta no fim deste ano

DA REUTERS

O regime de metas de inflação tem sido instrumento "adequado" para a condução da política monetária no Brasil por ser simples, transparente e de fácil aferição, disse o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, nesta sexta-feira (16).

"O regime de metas para a inflação é um compromisso claro com a estabilidade de preços, mas detém flexibilidade suficiente para absorver choques econômicos, minimizando desvios abruptos do produto em relação ao seu potencial", afirmou durante encerramento do seminário anual do BC de metas para a inflação, no Rio de Janeiro.

Tombini disse ainda que a inflação foi mantida sob controle, "a despeito da ocorrência de choques de todas as naturezas e dimensões".

PREVISÃO DE MERCADO

A inflação deve terminar o ano levemente abaixo do teto da meta oficial estabelecida pelo governo, de 6,5%, segundo previsão de analistas do mercado divulgada no início desta semana no boletim Focus.

A avaliação dos economistas de que o IPCA, índice oficial de preços, alcance 6,39% em 2014 é mais otimista do que a apresentada até então.

Pelas previsões divulgadas nas duas semanas anteriores, havia expectativa de que a inflação atingisse o teto da meta neste ano.

No acumulado em 12 meses até abril, o IPCA está muito perto do teto da meta (6,28%).


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página