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MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Cuiabá terá PPP de R$ 200 milhões para a construção de um Ceasa

O governo de Mato Grosso prepara uma PPP (parceria público-privada) para a construção de um centro de abastecimento em Cuiabá.

Com um aporte estimado em R$ 200 milhões da empresa que vencer a licitação, o projeto prevê centros de distribuição, pátio para veículos e áreas para a venda de hortifrutigranjeiro.

O objetivo da PPP é criar uma estrutura que servirá de entreposto para a região Norte do Brasil e países como Bolívia e Peru.

"A opção que temos hoje já atende à demanda local. A ideia é transformar o Estado em um ponto de parada da produção agrícola e agropecuária", afirma Paulo Kluge, diretor-técnico do Ceasa.

"Tudo o que é cultivado por Estados do Norte e países vizinhos passa por aqui, em direção ao Sudeste."

Hoje, a cidade conta com um terminal atacadista que funciona em uma área provisória. O local anterior servirá de estacionamento para a Arena Pantanal.

O terreno do novo Ceasa, ainda sem local definido, será de responsabilidade da empresa, bem como sua infraestrutura e administração.

O espaço está estimado em 350 mil m². Os interessados em participar da concorrência, que devem enviar propostas até junho, podem dar outros usos para a área.

"A empresa poderá alugar centros de distribuição para redes de supermercados", diz. O período de concessão do complexo será de 30 anos, prorrogáveis por mais 30.

Distribuidora de gás de MG investe para crescer na área residencial

A Gasmig, distribuidora de gás natural que atua em Minas Gerais, vai ampliar a sua rede de gasodutos para elevar o número de consumidores do segmento residencial.

Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a empresa planeja investir R$ 100 milhões. "Serão 14 bairros e há a perspectiva de conectar 30 mil clientes", diz Marcelo Sant'Anna, executivo da companhia.

A cidade foi escolhida porque, além do número de moradores (545 mil), tem uma boa infraestrutura de gasodutos que foram construídos para atender distritos industriais, segundo Sant'Anna.

Outra frente de expansão ocorrerá na Grande Belo Horizonte, onde a empresa tem hoje cerca de 1.200 consumidores residenciais.

A rede de dutos da região metropolitana receberá neste ano mais R$ 56,5 milhões em investimentos.

A Gasmig segue o mesmo movimento observado entre distribuidoras de outros Estados: o de, primeiro, suprir as indústrias para, em seguida, chegar ao varejo.

"A oferta para as grandes empresas garante volume de vendas, o que permite mais investimentos. Por isso, a opção de começar pelo atacado", diz. A companhia faturou R$ 1,5 bilhão em 2013.

O SHOW DEVE CONTINUAR

Filmes, espetáculos e eventos têm demandado cada vez mais seguros especializados no país. São apólices com cobertura para cancelamento, adiamento, elenco, cenário, figurino, objeto de cena e equipamentos.

São Paulo é a cidade da América Latina com maior volume de eventos, segundo a Chubb.

"Desenvolvemos uma nova ferramenta para agilizar a cotação on-line de seguros nesse segmento", diz Timothy Ehrhart, vice-presidente sênior de entretenimento da Chubb, que veio ao Brasil para o primeiro encontro latino-americano do segmento da seguradora.

"É uma especialidade nossa. Fazemos 80% dos seguros da Broadway. E vemos muitas oportunidades aqui, em especial pelos eventos de empresas para Copa e Olimpíada, além de shows, como a apólice para o caso de cancelamento do Rock in Rio."

O Brasil foi o país escolhido para receber a primeira edição do treinamento por ser o centro dos eventos da América Latina.

A corretora Aon também observa aumento da procura no setor, em geral.

"Notamos um aumento de demanda de seguros relacionados a filmes por causa da exigência de filmes e documentários com conteúdo nacional", afirma Bruno Amorim, diretor da Aon.

"Fazemos seguros até para produtoras de publicidade muito pequenas, pelo prêmio mínimo, de cerca de R$ 500, ou de aproximadamente 1% do orçamento."

PRIMEIRO, O PRAZER

O lazer aparece como a principal opção de gasto do dinheiro extra neste ano no país, afirma pesquisa da consultoria global Mintel.

Para traçar o perfil do estilo do consumidor nacional, a consultoria ouviu 1.500 pessoas em dez capitais.

Para 50% dos entrevistados com idade acima de 16 anos, as saídas noturnas vão demandar os maiores desembolsos de dinheiro extra.

Comer fora de casa aparece como segunda opção, para 28% dos entrevistados.

O relatório da pesquisa aponta ainda que a procura por atividades de entretenimento depende do momento econômico do país.

Os recursos que sobram a cada mês têm ido mais para a poupança do que para saldar dívidas.

"Poupar é relevante para o brasileiro, mas conflita com a necessidade de pagar dívidas", conclui o estudo.

PAULISTANO CAUTELOSO

O interesse dos consumidores paulistanos em contratar linhas de crédito caiu 9% em maio, em relação ao mês anterior, segundo pesquisa da FecomercioSP.

O índice chegou a 19,9 pontos, o terceiro menor da série histórica, iniciada em 2012.

"A queda está relacionada à propensão menor de consumo e à inflação", diz Fabio Pina, economista da entidade.

9,1%
foi a queda em maio, em relação ao mesmo mês de 2013

60%
dos consumidores entrevistados não possuem aplicações

76,2%
é a parcela de moradores paulistanos que preferem aplicar em cadernetas de poupança

2.200.
foi o número de entrevistas realizadas pela entidade para a elaboração da pesquisa

Experiência O governo paulista se reúne com CEOs britânicos nesta segunda-feira (19) para trocar experiências em parcerias público-privadas na área da saúde.

Línguas A rede de intercâmbio e turismo CI prevê atingir 100 unidades até 2015. O grupo pretende abrir 27 pontos em cidades da região centro-sul do país. A rede possui 73 pontos.

Protestado Em abril, 61.987 títulos foram protestados na cidade de São Paulo, uma queda de 4,2% em relação ao mês de março.


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