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Guerra de travesseiros vira caso exemplar

DE SÃO PAULO

Um vídeo que circula pela internet desde 2010 tornou-se um exemplo tanto do que não vai bem quanto do que pode mudar na atitude dos comissários de bordo da alemã Lufthansa.

No vídeo, gravado por um passageiro durante um voo entre Frankfurt e Tel Aviv, uma comissária vira alvo de uma guerra de travesseiros, do qual acaba participando.

A origem da brincadeira, segundo versões, teria sido uma certa rispidez da comissária ao distribuir os objetos. Um passageiro, irritado com o gesto, teria jogado o travesseiro de volta para ela. Em seguida, ela o teria arremessado outra vez, iniciando a "guerra" generalizada.

Mesmo que a origem do evento tenha sido uma atitude mais "rígida" da funcionária, a companhia aérea aproveitou a popularidade do vídeo para elogiar o jogo de cintura da comissária, que transformou um fato negativo numa brincadeira que envolveu toda a cabine do avião.

Além disso, a porta-voz da Lufthansa aproveitou para chamar atenção para o fato de que "a Lufthansa ainda distribui travesseiros em seus voos de classe econômica".

PASSOS PARA O LUCRO

O retreinamento de seus comissários é o ponto principal para que a Lufthansa obtenha as cinco estrelas, mas também faz parte dessa ação o lançamento da classe econômica premium, anunciado na última semana.

Além de obter as cinco estrelas, a estratégia do grupo para aumentar a lucratividade passa por centrar o foco de crescimento no mercado mais rentoso (o do Atlântico norte) e simplificar as operações (para a qual contribui o lançamento da empresa low cost Germanwings). A quarta meta é implantar medidas que reduzam custos e elevem receitas: o grupo lançou uma campanha interna, na qual recolheu 2.500 ideias.

A expectativa é que a implantação das mudanças eleve o lucro operacional de € 495 milhões, em 2013, para € 2,3 bilhões em 2015.


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