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MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Sumaré vai repassar serviço de água à iniciativa privada

A Prefeitura de Sumaré, no interior de São Paulo, prepara uma licitação para conceder ao setor privado o sistema de esgoto e abastecimento de água da cidade.

A empresa vencedora do contrato terá de investir cerca de R$ 345 milhões na infraestrutura local e ficará responsável pelo serviço pelo período de 30 anos.

O objetivo é eliminar a falta de água no município e elevar o índice de tratamento de esgoto, hoje em apenas 14%, de acordo com Valmir Ferreira da Silva, presidente do DAE (autarquia municipal que cuida da área).

"Os investimentos necessários são grandes e, hoje, nem a prefeitura nem o DAE têm condições para isso."

O órgão tem um nível de endividamento que chega a 80% de seu orçamento, segundo Silva. "Conseguimos equacionar essa dívida e renegociá-la em longo prazo, mas nos falta capacidade para investir", afirma.

No caso do abastecimento de água, um dos problemas de Sumaré é o alto índice de perdas, de quase 50%. "É um dos mais elevados da região metropolitana [de Campinas]", diz o presidente.

Em relação ao esgoto, o município não tem nenhuma estação de tratamento própria. As poucas estruturas que permitem à cidade despoluir uma pequena parte de seus efluentes pertencem a condomínios e indústrias.

O plano de concessão será alvo de uma audiência pública no dia 11 de junho. A licitação deverá ser aberta em seguida e o processo de contratação finalizado até dezembro deste ano, segundo Silva.

A empresa vencedora será a que ofertar a melhor taxa de outorga, partindo de um piso de R$ 80 milhões.

APELO DA IMAGINAÇÃO

A Fantasia, rede de lojas especializada em produtos licenciados Disney, planeja passar a desenvolver por conta própria itens que serão comercializados.

Hoje, os produtos vendidos são criados e fabricados por empresas terceirizadas.

Os personagens de pelúcia são o carro-chefe das vendas, segundo Alex Cassundé, sócio-diretor.

Outra estratégia da marca será a venda de pacotes de turismo para a Disney.

Em seu plano de expansão, a rede planeja abrir 60 novos pontos de venda no país até dezembro deste ano. A marca tem hoje 40 unidades, sobretudo em shoppings e aeroportos.

Os municípios de porte superior a 300 mil habitantes continuam a ser o principal objetivo da companhia para o avanço do negócio neste ano, de acordo com o empresário. O investimento para cada abertura de unidade é de até R$ 300 mil.

"O próximo passo, a partir de 2015, incluirá cidades menores, entre 100 mil e 200 mil habitantes, que tenham um forte comércio de rua", diz Cassundé.

MENOS IMPOSTO

Reduzir a cumulatividade de impostos e simplificar o sistema tributário são as medidas mais urgentes a serem adotadas pelo próximo presidente, na avaliação de 66% dos empresários ouvidos pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

A pesquisa foi feita com 44 presidentes de associações industriais que integram o Fórum Nacional da Indústria. A entidade questionou quais projetos são considerados prioritários, de uma lista com 43 itens, para elevar a competitividade do país.

Além do aprimoramento do sistema tributário, os executivos elegeram como os planos mais importantes modernização trabalhista, custo tributário do investimento, educação para o trabalho e matriz energética.

"Os temas tributário e relações trabalhistas são universais, atingem todas as empresas", afirma José Augusto Coelho Fernandes, diretor de políticas e estratégia da confederação.

"Outros, como logística, não preocupam algumas companhias. As sediadas em São Paulo, por exemplo, podem sofrer menos com esses problemas problemas", acrescenta o executivo.

NEGÓCIOS EM BAIXA NA EUROPA

O volume de negócios do varejo na União Europeia ficou em € 2,4 trilhões (R$ 7,3 trilhões) no ano passado -queda de 0,9% na comparação com 2012.

A retração foi puxada principalmente pela Grécia e pelo Chipre, com -7,9% e -5,1%, respectivamente.

Essa queda está relacionada com a desaceleração econômica e com a diminuição do crescimento do poder de compra do consumidor europeu, de acordo com relatório da companhia.

A expansão do poder de compra em 2013 foi de apenas 0,6%. No total, € 7,6 trilhões (R$ 23,2 trilhões) estavam disponíveis na região para o consumo -cerca de € 15 mil por pessoa.

A Alemanha foi a principal responsável pelo crescimento. No país, houve um avanço de 2,5% na capacidade de consumo. Grécia (-8,4%) e Chipre (-7,4%), por outro lado, puxaram o resultado para baixo.

Para este ano, a consultoria prevê uma melhora no cenário: avanço de 2,5% no poder de compra. O Reino Unido deve alavancar a alta, com expansão de 6,2%.

GASTOS MULTIPLICADOS

As despesas que os turistas farão durante a Copa do Mundo equivalerá a 15 vezes o montante deixado no país durante a Copa das Confederações, no ano passado.

O cálculo é do Ministério do Turismo, que prevê que viajantes brasileiros e estrangeiros movimentem R$ 6,7 bilhões durante o Mundial.

Na competição do ano passado, foram gastos R$ 448 milhões por 272 mil turistas. Durante a Copa do Mundo, 3,7 milhões de pessoas devem viajar pelo país.

DESPRAZER NO TRABALHO

Quase metade dos executivos entrevistados pela consultoria de carreiras Lee Hecht Harrison/DBM afirma não se sentir satisfeita com a sua colocação e com o ambiente em que trabalham.

A mesma parcela (45%) afirmou que não cresce nem se desenvolve no trabalho tanto quanto gostaria.

Dos cerca de 400 gerentes e diretores de empresas com idade entre 40 e 50 que participaram do estudo, 75% disseram manter seu currículo profissional atualizado.

Pouco mais de 80% afirmaram cuidar de sua reputação em sites de relacionamento como Facebook e LinkedIn.

Quanto às metas profissionais, 74% disseram saber claramente quais são seus objetivos e 25% têm apenas alguma ideia do que almejam.

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Trator... A fabricante britânica de retroescavadeiras JCB investirá R$ 5,7 milhões para ampliar a linha de produção de dois novos modelos de pás carregadeira na planta brasileira, em Sorocaba (SP).

...britânico A empresa também aportará R$ 1 milhão em projetos de pós-venda como treinamento para vendedores e venda de acessórios que ampliem a aplicação de uma máquina.

De olho... Na hora de parcelar uma compra, 83% dos consumidores pesquisados pelo SPC Brasil disseram preferir o cartão de crédito. Entre os que afirmaram não ter o plástico (23%), 43% costumam pedir emprestado.

...nas milhas Programas de vantagens e de acúmulo de milhas foram citados por 32% dos entrevistados como o motivo da preferência pelo plástico no parcelamento.


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