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Mundial derrubou vendas na capital, diz associação de SP

Lojas com horários reduzidos em dias de jogos e feriado de julho atrapalham setor

CLAUDIA ROLLI DE SÃO PAULO

O fechamento das lojas durante horários de jogos do Brasil derrubou as vendas na capital paulista. A queda foi de 12,55% na comparação da primeira quinzena de julho ante igual período em junho deste ano.

A redução ocorreu nas vendas no crediário e à vista, segundo os dados da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Na comparação da primeira quinzena de julho de 2014 com a de junho de 2013, a diminuição foi de 6%.

"Os consumidores deixaram de comprar sobretudo no crédito. Exemplo disso é que as vendas de TVs para a Copa ficaram abaixo da expectativa. Saldões e promoções já acontecem para aliviar os estoques", diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Dois fatores que também tiveram impacto nas vendas, diz ele, são as férias de julho e o feriado do dia 9.

Nas vendas a prazo, as lojas registraram queda de 7,2% na comparação anual (primeira quinzena de julho de 2014 ante a primeira de 2013).

"Nem no cheque, que é considerado um indicador de vendas à vista, os consumidores se animaram a comprar itens como roupas e calçados, geralmente pagos dessa forma", diz Solimeo.

As vendas à vista caíram 17,3% na comparação quinzenal de julho e junho deste ano e 4,9% no período da primeira quinzena de julho deste ano com igual quinzena do ano passado.

Rogério Amato, presidente da associação comercial, prevê que as vendas se recuperem na segunda quinzena deste mês com a volta da capital "à rotina".

Entidades do setor e consultorias refizeram as projeções de crescimento para o varejo neste ano.

Segundo Fábio Silveira, diretor da GO Associados, o comércio deve crescer 3,2% no ano ante 4,3% em 2013.

Os principais motivos que explicam essa desaceleração, são os juros mais elevados e a menor oferta de crédito ao consumidor.


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