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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Parceria com laboratórios estrangeiros cresce no país

A visibilidade da indústria farmacêutica brasileira no mercado global tem atraído mais parcerias entre laboratórios nacionais e estrangeiros, interessados em garantir sua entrada no país.

Na Eurofarma, os licenciamentos, uma das modalidades mais frequentes de parceria, respondem por 10% do faturamento das vendas totais da companhia no Brasil.

"A parcela se manteve nos últimos três anos e vem acompanhando a evolução da companhia, que cresce em média 17% ao ano", diz Maria del Pilar, diretora de novos negócios da Eurofarma.

Em alguns casos, uma empresa estrangeira desenvolve uma molécula, mas não está instalada no país.

A extensão territorial e a regulação interna do Brasil exigem investimentos e experiência do mercado, explica Nelson Mussolini, presidente executivo do Sindusfarma (sindicato do setor).

"Às vezes, é preferível ganhar menos [royalties ou participação nos lucros], mas entrar com rapidez no mercado, do que se arriscar."

Apesar de já estar instalada no país, a Eli Lilly fechou uma parceria com a Biolab para a comercialização de um redutor de colesterol.

"A droga foi desenvolvida por um laboratório japonês e registrada pela Eli Lilly Brasil, que, por não atender a área de cardiologia, nos chamou para fazer a comercialização", diz Cleiton Marques, presidente da Biolab.

As parcerias da Pfizer com outras companhias representam 24% do faturamento no Brasil. "Nosso produto mais rentável é resultado de uma parceria", afirma o diretor Glauco Marcondes.

Imposto maior preocupa importadores de máquinas

O aumento de 14% pra 20% do imposto sobre importações de centros de usinagem (máquinas usadas na fabricação de peças dos setores automobilístico, de óleo e gás, entre outros) pode reduzir ainda mais o faturamento dos importadores de equipamentos neste ano.

A apreensão é da Abimei (Associação Brasileira dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), que já registrou uma redução de 12,5% nos desembarques do setor nos quatro primeiros meses deste ano.

"Os centros de usinagem são produtos muito abrangentes. A elevação do imposto afeta várias cadeias", afirma o presidente da Abimei, Ennio Crispino.

De acordo com o executivo, o Brasil tem apenas três fabricantes desses equipamentos, sendo dois deles multinacionais alemães.

A entidade entrou com um pedido no Ministério do Desenvolvimento para que haja uma reunião sobre o assunto. A alta da alíquota foi determinada por uma resolução publicada no dia 8 de julho.

"Não fomos chamados antes [de a medida ser tomada] para opinar. Queremos ser ouvidos agora."

No ano passado, o valor das importações do setor recuou 10%. "A tendência é que esse ano seja ainda pior. A atividade industrial está muito fraca", diz Crispino.

Dados sob risco

Quase a metade dos consumidores americanos ouvidos para uma pesquisa da consultoria Ipsos disse já ter sido notificada por causa da violação de seus dados pessoais, como informações de cartões de crédito.

De um total de 1.010 pessoas que foram entrevistadas para o estudo, 47% relataram ter recebido alertas de empresas, incluindo varejistas, bancos ou operadoras de cartão.

Para 20% deles, as violações resultaram em consequências negativas, como a perda de dinheiro ou o roubo de identidade.

Apesar disso, a maioria (58%) dos americanos consultados afirmou acreditar que, de modo geral, as empresas têm feito um bom trabalho ao proteger as informações pessoais dos clientes.

METAL... As exportações de sucata de ferro atingiram 220,4 mil toneladas no primeiro semestre deste ano, uma alta de 1,4% em relação ao mesmo período de 2013, de acordo com dados do Inesfa (instituto nacional do setor).

...RECICLADO A expectativa é que as vendas para o exterior registrem uma melhora no segundo semestre por causa do aumento da demanda de usinas estrangeiras, principalmente da China, ainda de acordo com a entidade.

VOO O Aeroporto Internacional de Cabo Frio (RJ), do grupo Libra, recebeu 152 jatos executivos durante o período da Copa. Também pousaram no local três aeronaves de delegações de futebol, entre outros aviões.

LÍNGUAS E ÓCULOS A rede de escolas de idiomas CNA e a marca de acessórios Chilli Beans fecharam uma parceria para a troca de benefícios entre os clientes, como descontos em matrículas e créditos para a compra de produtos.


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