Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Para Rodrigues, produto agrícola perderá peso

DE SÃO PAULO

As exportações de produtos agrícolas, que se tornaram importante fonte de receitas em dólares para o país nos últimos anos, tendem a arrefecer em 2015 e em 2016.

A previsão, do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues, baseia-se no recuo, já em curso, dos preços de soja, milho, açúcar e algodão. Esses produtos estão com estoques globais crescentes, o que faz com que o preço caia.

"A queda dos preços evidentemente terá como consequência um menor protagonismo do agronegócio no saldo comercial [brasileiro]", disse Rodrigues, no Fórum de Exportação da Folha.

O ex-ministro, que também é empresário do setor sucroalcooleiro, observou que, no ano passado, o agronegócio produziu sozinho um saldo comercial positivo de US$ 83 bilhões.

"Sem o setor, o Brasil teria registrado um deficit de US$ 80 bilhões", disse ele.

Rodrigues afirmou que está preocupado, antevendo uma combinação de moderação de preços e aumento dos custos de produção.

Isso pode fazer com que a produção em regiões mais afastadas em Mato Grosso, em Rondônia e no Tocantins percam atratividade. Nessas áreas, os produtores têm que lidar com dificuldades logísticas, o que que torna o escoamento da produção agrícola mais caro.

Ainda assim, Rodrigues afirma que 2015 não será um fiasco para o produtor. "Não considero que será um desastre porque tivemos muitos anos positivos seguidos", afirmou ele.

A preocupação é que a preços menores induzem a menos investimentos em tecnologia de produção, o que pode afetar a safra de 2016.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página