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Mercado aberto

MARIA CRISTINA FRIAS cristina.frias@uol.com.br

Empresa vai produzir smartphones em Manaus

A GBR, fabricante de componentes eletrônicos para terceiros com sede em Manaus, vai entrar no segmento de smartphones.

O projeto receberá cerca de R$ 155 milhões em investimentos, sendo US$ 50 milhões (pouco mais de R$ 110 milhões) aportados pela GBR e o restante por uma companhia parceira.

A GBR já produz itens como placas de circuitos para micro-ondas e controles remotos para outras marcas, na Zona Franca de Manaus.

"Com a ampliação, queremos triplicar a capacidade de fabricação de componentes e abrir também postos de trabalho específicos para os smartphones", afirma Francisco Garcia Rodrigues Filho, sócio da GBR.

A previsão é que 80% da capacidade produtiva da planta seja destinada aos aparelhos celulares, que receberão tecnologia chinesa.

"Estamos aguardando a conclusão do projeto, que foi enviado a Hong Kong, e projetamos iniciar a expansão no final deste ano ou no início de 2015", diz Garcia.

Além da inclusão do novo segmento, a estrutura da fábrica também será ampliada de 9.000 m² para 13 mil m².

O projeto foi aprovado em reuniões da Suframa (Superintendência da Zona Franca) e do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas, que concede incentivos a indústrias que se instalam na região.

A GBR não informa quantos aparelhos serão produzidos nem quantos funcionários serão contratados.

MAPA DO CIMENTO

A indústria nacional de cimento vai lançar neste mês um mapeamento da cadeia, de acordo com o Snic (sindicato que representa o setor).

O objetivo é traçar um panorama sobretudo do ponto de vista tecnológico e de fatores que poderão afetar a indústria até 2050.

"Será uma análise detalhada do que já existe e do que ainda pode ser feito", diz o presidente da entidade, José Otavio Carneiro de Carvalho.

Na área ambiental, temas como eficiência energética, combustíveis alternativos e armazenamento e uso de carbono serão abordados.

"Vamos integrar ao projeto não apenas a indústria, mas outros segmentos, como o meio acadêmico."

Um estudo semelhante foi feito pelo setor na Índia, de acordo com o executivo.

O trabalho levará cerca de dois anos para ser concluído e, além do Snic, terá a coordenação da Associação Brasileira de Cimento Portland.

LUCRO FATIADO

O fundo de investimentos B2B Capital adquiriu parte da operação brasileira da rede de lanchonetes Quiznos e é o novo administrador da marca de franquias no país.

Os dois ex-franqueadores da rede se uniram em uma única empresa e o fundo comprou 33% dessa sociedade, segundo Fernando Oliveira, CEO do B2B Capital e da franqueadora BBF (Brasil Best Food).

"Como o fundo já tinha experiência com redes de fast food, entendemos que a aquisição alavancaria a expansão da Quiznos no país."

Serão investidos cerca de R$ 30 milhões em cem novas unidades em 2015, com foco em São Paulo e Rio.

Hoje, são 51 lanchonetes em operação em 13 Estados, com maior concentração no Distrito Federal (canal de entrada da rede no Brasil) e em Minas Gerais.

"Abriremos neste ano a primeira unidade da Quiznos em um aeroporto brasileiro, no Galeão."

O fundo também investe em franquias do Bob's e KFC, empresas de locação de veículos, aviação e exportação de soja e açúcar.

A B2B Capital tem R$ 200 milhões sob gestão direta.

ÓCULOS À VISTA

A Italia Independent, grife do italiano Lapo Elkann, um dos herdeiros da Fiat, chega ao país, não só com a sua coleção, mas com uma joint venture com a distribuidora Biz do Brasil.

Fundada em 2007, a italiana, que venderá seus óculos em óticas, planeja abrir uma loja própria para a divulgação de sua marca.

"Dependendo dos resultados, teremos uma unidade conceito, provavelmente em São Paulo, onde ficará a sede da empresa", diz Giovanni Accongiagioco, um dos três sócios, e ex-diretor mundial de publicidade da montadora, por telefone de Miami.

"Poderemos iniciar também com um quiosque para poder apresentar outros artigos da grife, como roupas", afirma Carla Adami de Barros, sócia da Italia Independent do Brasil.

Ainda neste ano, a grife abrirá unidades em Miami, Nova York, Los Angeles (nos Estados Unidos) e Medellin (na Colômbia).

€ 24,9 MILHÕES
(cerca de R$ 73,4 milhões) foi o faturamento da Italia Independent em 2013, o que representou um crescimento de 36% na comparação com o ano anterior

14
são as lojas da empresa na Europa

ritmo lento

O número de postos de trabalho criados em julho no comércio varejista da Grande São Paulo foi o segundo menor para o mês dos últimos seis anos.

Foram 1.294 novas vagas, segundo a FecomercioSP. Em 2013, o resultado foi pior, com a abertura de 788 vagas.

O número total de trabalhadores do setor na região cresceu 1% na comparação com julho do ano passado.

Tecnologia de luxo... A Fiat lança nesta semana em Buenos Aires o Novo Uno 2015, que também será comercializado no Brasil.

...em carro popular O veículo terá a tecnologia "start & stop", que costuma ser instalada em carros de luxo e que desliga e religa o motor automaticamente, reduzindo o consumo de combustível.

Aula... Alunos e orientadores do Senai serão desafiados, entre esta quarta (3) e o próximo sábado (6), a resolver problemas de grandes indústrias cujas soluções ainda não foram encontradas no mercado.

...prática A prova faz parte da Olimpíada do Conhecimento, promovida pelo Senai e que acontece em Belo Horizonte até domingo.

Cultura... A Sodexo, de cartões de benefícios, e a Saraiva movimentaram, juntas, cerca de R$ 2,5 milhões em transações com o Vale-Cultura de janeiro a julho deste ano.

...no plástico As operações on-line do benefício deverão triplicar até dezembro, segundo as empresas. Em julho, 89% das compras ocorreram nas lojas físicas.


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