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Shopping centers trocam lançamentos por expansões

Atividade no varejo não acompanhou o alto ritmo de inaugurações

Grandes empresas do setor também decidem vender os empreendimentos menos estratégicos

DA REUTERS

O setor de shopping centers prepara a transição de um ciclo de lançamentos para uma agenda de reestruturaçao da capacidade, que inclui expansão de unidades atuais e venda de empreendimentos não estratégicos.

O movimento inclui as grandes JHSF, Aliansce, BR Malls e Multiplan.

O próximo ano ainda deve ter a abertura de 35 centros. Em 2016, o número cai para 16. Enquanto isso, 66% do shoppings no país estão ou pretendem começar uma expansão nos próximos meses, segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).

A estratégia é adotada em empreendimentos já maduros e consolidados no mercado, o que permite que as empresas cobrem mais pelo aluguel das novas lojas, principalmente nas chamadas satélite --unidades de menor porte, como franquias--, cujo m² costuma ser mais alto.

Com quatro shoppings em operação e dois em desenvolvimento, a JHSF inaugurou este ano a terceira expansão do Cidade Jardim, em SP.

A Aliansce desde 2013 preferiu não lançar shoppings devido à economia fraca. No fim de junho, a empresa tinha sete expansões previstas para os próximos 30 meses.

Como a atividade no varejo não acompanhou o ritmo da inauguração de shoppings, a vacância cresceu acima do desejado, segundo o sócio-diretor da consultoria especializada em shoppings GS&BW, Luiz Alberto Marinho. Por isso, os varejistas estão preferindo shoppings já consolidados.

A BR Malls tem dois projetos com inauguração prevista até 2015. Já as expansões agendadas compreendem seis shoppings e vão adicionar 40,9 mil metros quadrados à ABL própria até o segundo semestre de 2016.

Simultaneamente, as empresas optando por se desfazer de ativos considerados não estratégicos ou que já atingiram sua maturidade.

É o caso da própria BR Malls. No primeiro trimestre, a empresa vendeu fatias nos shoppings Metrô Tatuapé (SP), Pátio Belém (PA) e Big Shopping (MG) e 49% da participação no Ilha Plaza Shopping (RJ), num total de R$ 198,7 milhões. A Aliansce também pode repetir a estratégia usada no passado.

A Multiplan, que investiu R$ 9,1 milhões em novos shoppings centers, também injetou R$ 81,5 milhões em expansões no primeiro semestre. Em junho, a empresa inaugurou a sétima expansão do BarraShopping, no Rio.

A companhia investe em projetos multiuso e hoje tem 874 mil m² em terrenos para 10 empreendimentos integrados aos shoppings.


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