Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Banda larga tem que assegurar 20% da velocidade contratada

Regra vale desde ontem para operadoras de internet fixa e móvel

DE SÃO PAULO DE BRASÍLIA

As empresas que oferecem serviço de banda larga no país, fixa e móvel, estão obrigadas desde ontem a garantir uma velocidade equivalente a no mínimo 20% do total contratado pelo usuário.

De acordo com informações da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o cumprimento dessa meta será fiscalizado também pela agência reguladora.

A Anatel indica o site Brasil Banda Larga (brasilbandalarga.com.br/index.php/speedtest) para que os clientes façam testes do serviço que contrataram e vejam se estão recebendo a velocidade exigida.

A ação faz parte de uma ofensiva da agência para melhorar a qualidade dos serviços de banda larga no país (veja quadro ao lado).

A princípio, o primeiro Estado a participar dos testes de aferição realizados pela agência será o do Rio de Janeiro, com 137 aparelhos móveis monitorados.

Segundo informações da agência, os demais Estados receberão gradativamente os equipamentos até junho de 2013, atingindo um total de 3,8 mil medidores.

As medições do serviço móvel incluirão as operadoras Vivo, Oi, Claro, TIM, CTBC e Sercomtel.

BANDA LARGA FIXA

As medições da qualidade da banda larga fixa, que também têm início hoje, serão feitas por meio de um equipamento instalado gratuitamente em residências ou escritórios dos usuários cadastrados e sorteados.

Em todo o país, serão até 12 mil voluntários. As medições avaliarão as prestadoras Oi, Net, Telefônica/Vivo, GVT, CTBC, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página