Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Iberia reduz voos, corta 25% da equipe e investe em baixo custo

Grupo diz perder 1,7 milhão de euros por dia e quer se reestruturar

DA FRANCE PRESSE, EM LONDRES

A companhia aérea Iberia anunciou o corte de 4.500 postos de trabalho, quase 25% de sua mão de obra total, como parte de um plano de reestruturação esperado há meses pelos funcionários.

A Espanha passa por uma profunda crise econômica e sofrendo com uma taxa de desemprego que supera os 25%.

"Iberia está lutando pela sua sobrevivência. Perde dinheiro em todos seus mercados. Temos que tomar decisões duras para salvar a companhia", afirmou o conselheiro delegado da Iberia, Rafael Sánchez-Lozano, citado no comunicado do IAG, grupo nascido da fusão entre British Airways e Ibéria.

"Nossos problemas são estruturais e anteriores à situação atual do país. A companhia perde 1,7 milhão de euros a cada dia que passa."

Segundo Sánchez-Lozano, a Iberia tem de se adaptar ao novo cenário competitivo da Espanha e da América Latina, seus principais mercados.

"Uma Iberia forte, lucrativa, pode criar empregos e estimular o turismo, um setor chave para a recuperação econômica da Espanha", realçou Willie Walsh, também conselheiro delegado do IAG.

O IAG anunciou nesta sexta-feira um prejuízo líquido de 39 milhões de euros entre janeiro e setembro comparado com um lucro líquido de 338 milhões no mesmo período do ano anterior.

MENOS ROTAS

O plano de reestruturação, que tem como objetivo endireitar o segmento deficitário dos voos de média e curta duração, prevê a redução de 15% da capacidade da companhia espanhola, que se concentrará nas rotas mais lucrativas e na diminuição da frota em 25 aviões.

A empresa também criou a filial "low cost" Iberia Express e lançou oferta pública de compra da espanhola de baixo custo Vueling, lucrativa apesar da crise.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página