Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

SP prepara expansão de olho na Expo 2020

Expectativa é que 12 hotéis sejam construídos até 2020, o que representaria aumento de 9,5% no número de leitos

Eventos como a Copa de 2014 estimulam construção; demanda crescerá mais se cidade sediar a Expo 2020

RAKAL ADDIO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O setor hoteleiro prepara a construção de 12 hotéis na cidade de São Paulo. Os empreendimentos devem entrar em fase de lançamento até o fim do próximo ano e têm a previsão de inauguração entre 2014 e 2020, segundo o vice-presidente de Assuntos Turísticos Imobiliários do Secovi-SP, Caio Calfat.

Serão 3.000 novos apartamentos para hospedagem, de acordo com as projeções do Secovi-SP. Já a SPTuris estima 4.000 leitos até 2020, segundo seu presidente, Marcelo Rehder. Hoje, a cidade tem 42 mil apartamentos.

A expectativa é que a cidade dê conta de abrigar os turistas para a Copa de 2014. São previstos 258 mil turistas estrangeiros nessa época.

Segundo a Secopa (Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo), a Fifa determina que cada cidade-sede tenha, no mínimo, o equivalente a um terço da capacidade de seu estádio.

No caso de São Paulo, esse número seria de aproximadamente 23 mil quartos, pouco mais da metade da estrutura atual.

"A maior limitação da capital é a sua taxa de ocupação. Fica na média em 70%, mas em dias de semana chega a se aproximar de 90%", diz Calfat.

A Cidade do México, outra metrópole da América Latina, recebeu um fluxo pouco superior ao paulista em 2011 (12,3 milhões, contra 12,1 milhões), porém registrou uma taxa de ocupação próxima a 50%. A capital mexicana tem 50 mil apartamentos.

MAIS TURISTAS

Projeções do Ministério do Turismo apontam um salto no número de visitantes na capital paulista. Passarão para 16,5 milhões em 2020. Em 2012, deverão ser 12,6 milhões no total.

A estimativa pode se mostrar conservadora se a cidade for escolhida no ano que vem para sediar a Expo 2020, exposição mundial de projetos urbanos que ocorre a cada cinco anos em uma cidade diferente.

Os responsáveis pela candidatura de São Paulo esperam de 25 milhões a 30 milhões de turistas ao longo dos seis meses da Expo.

O escolhido será anunciado no ano que vem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página