Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Má colheita na Argentina faz Brasil comprar trigo alemão

Informação é de comerciantes europeus e de analistas que acompanham o setor

Safra do país vizinho foi afetada pelas chuvas; outros grandes produtores também têm produção menor

DA REUTERS

Negociantes brasileiros podem ter feito uma rara compra de trigo alemão em resposta aos baixos estoques da Argentina, principal fornecedor do produto ao país.

A safra argentina tem sofrido com meses de chuvas pesadas, que reduzem a qualidade do grão, e o mesmo cenário tem se repetido em outros países exportadores.

"Nós ouvimos falar e temos a confirmação de pelo menos um navio com trigo alemão que vai partir logo para o Brasil", disse o analista de grãos Noel Fryer, em nota.

Segundo comerciantes, o interesse do Brasil no trigo alemão, de alta qualidade, faz sentido, mas eles advertem que as vendas ainda precisavam ser confirmadas.

"Existe muita conversa no mercado sobre isso, mas os detalhes ainda não estão claros e a venda não foi confirmada", disse um comerciante.

"Parece que o Brasil não está conseguindo trigo suficiente da Argentina e está tendo que recorrer a fornecedores alternativos."

Além dos problemas na sua safra, a Argentina também tem exportado parte do sua limitada produção para outros países.

"O excedente argentino para exportação é de apenas 4 milhões de toneladas aproximadamente. Eles venderam para destinos mais distantes, ao mesmo tempo em que seu vizinho gigante [o Brasil] precisa de 4 milhões de toneladas", disse Freyer.

Os estoques reduzidos em nações como Rússia e Ucrânia tem aumentado a demanda europeia por trigo em outros países.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página