Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Presente social' é opção para Natal sustentável

Lembranças valem pelo significado e não pelo que custam, diz consultora

Surpresas criativas e baratas ajudam a preservar o 13º e a engordar a poupança no próximo ano

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não sabe se paga suas dívidas e poupa para o futuro ou compra os presentes de Natal com seu 13º salário?

Num momento de popularização de conceitos sociais e sustentáveis, é possível evitar gastos e lançar mão de presentes simples e pouco dispendiosos, mas criativos.

Para Célia Leão, consultora de etiqueta, um presente sustentável -agenda de papel reciclado ou muda de árvore, por exemplo- é um jeito de demonstrar carinho e consciência ecológica.

"Tem que ter a cara do presenteado e um propósito", recomenda ela.

Para agradar aos amigos e familiares, contudo, não é necessário ter um presente em mãos. É possível agraciá-los com passeios, jantares e até mesmo doações a ONGs ou comunidades carentes.

Neste último caso, aconselha Célia, o próprio presenteado pode avisar que prefere ações sociais a lembranças. "É uma atitude social de extrema elegância", afirma.

O contabilista Benedito Luiz Pinhal, 48, é uma dessas pessoas que abrem mão de receber presentes para fazer a alegria de crianças carentes da região em que mora.

Há duas décadas, ele reúne "sacolinhas" com brinquedos e roupas para comunidades de Santo André e São Bernardo, na Grande São Paulo.

O grupo "Unidos por um Sorriso", do qual Pinhal é um dos idealizadores, é formado por aproximadamente cem voluntários e reúne mais de 5.000 kits por ano.

"Sempre peço às pessoas que façam doações em vez de de me darem presentes. Hoje, quase não ganho mais nada de Natal", comemora.

LEMBRANÇA A DOIS

Para os que valorizam dividir momentos especiais com pessoas queridas, o presente pode ser um passeio, uma viagem, uma refeição ou um objeto feitos por você mesmo, como um cartão, um poema ou uma peça de tricô.

Mas há até empresas que oferecem sensações inusitadas, como a Viva! Experiências, criada em 2009.

A empresa vende, a partir de R$ 79, passeios de balão, um dia num SPA, degustação de cerveja e até corrida em uma Ferrari.

Em novembro e dezembro deste ano, a companhia espera vender 12,5 mil pacotes, mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2011.

"As pessoas estão cheias de bens materiais", afirma André Susskind, sócio-fundador da empresa.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página