Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Sociais & Cia

Afroreggae cria selo para ter independência

ONG decide licenciar produtos a fim de conseguir recursos para bancar projetos sociais; inspiração vem de Bono Vox

Marca AR será usada em roupas, perfumes bebida, cartão e óculos; ONG depende hoje de patrocinadores

Fotos Daniel Marenco/Folhapress
Rony Meisler, presidente da grife Reserva, que terá o selo ar estampado em produtos como camiseta, sandália e casaco
Rony Meisler, presidente da grife Reserva, que terá o selo ar estampado em produtos como camiseta, sandália e casaco
VENCESLAU BORLINA FILHO DO RIO

Com o objetivo de garantir que os projetos sociais realizados nas favelas do Rio não dependam de recursos de patrocinadores, a ONG Afroreggae decidiu licenciar produtos com o selo social AR.

Lançado neste mês em parceria com a grife de roupas Reserva, o selo social já tem parceiros como a Natura, a Red Bull, a Evoke e o Santander, que reverterão todo o lucro dos produtos licenciados para as ações do Afroreggae.

Por ano, os projetos de reinserção social da ONG consomem R$ 22 milhões.

"Não temos dificuldade de captar recurso, mas esse modelo de patrocínio é insustentável", disse o coordenador do Afroreggae, José Júnior.

O selo foi inspirado na iniciativa RED, criada pelo cantor Bono Vox, do U2, para auxiliar vítimas da Aids.

No Brasil, o estopim para sua execução ocorreu após a ocupação do Complexo do Alemão por tropas de segurança em 2010.

À época, um dos gerentes do tráfico na região, Diego Raimundo da Silva Santos, 27, mais conhecido como Mister M, entregou-se vestido dos pés à cabeça com roupas da Reserva, o que gerou desconforto aos donos da grife.

"Fiquei em choque. Toda a imprensa ligando, com repercussão péssima. Então pensei que não tinha o que responder, mas sim o que fazer. No dia seguinte apresentei o projeto do AR", diz Rony Meisler, presidente da grife.

Meisler afirma que tinha preconceito em relação ao Afroreggae por causa da sua natureza de resgatar jovens do crime, mas que sua impressão mudou após conhecer de perto os projetos sociais tocados pela ONG.

A aproximação ocorreu dois anos antes da invasão do Alemão. O apresentador de TV Luciano Huck intermediou o encontro entre Meisler e Júnior. A ideia de montar uma confecção dentro de um presídio, porém, ficou inviabilizada pelo risco. Foi então que surgiu a ideia do AR inspirada no RED.

PRODUTOS

Da Reserva já estão disponíveis com o selo AR camisetas, camisas polo, sandálias e casacos. Os modelos estão disponíveis nas 26 lojas próprias da marca nos Estados de São Paulo, do Rio, de Minas Gerais e da Bahia, além do Distrito Federal, e também nas mil revendas multimarcas espalhadas em 16 Estados.

De acordo com José Júnior, os primeiros produtos da Natura serão lançados em janeiro de 2013: duas camisetas com os slogans "ousar" e "transformar". As palavras terão o "AR" destacados para identificar o selo social.

"Até o segundo semestre de 2013, a Natura poderá acrescentar um sabonete e um perfume ao selo AR. Todo o lucro das vendas será revertido ao Afroreggae."

A marca de óculos Evoke lançará uma nova linha com o selo AR em março, e a Red Bull terá impresso o selo numa embalagem com quatro latas da bebida a partir de novembro do próximo ano.

Ainda não há data para o lançamento do cartão de crédito AR, licenciado pelo Santander.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página