Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bússola

Mande sua pergunta para coluna duvidainvest@uol.com.br / twitter: @folha_mercado

Tenho ações de elétricas e bancos que caíram muito. Vendo, espero ou compro?

H.J.A.M., de Irati (PR)

RESPOSTA DO PROFESSOR DA FGV ALEXANDRE CANALINI - Os investimentos em renda variável, como as ações, são assim denominados pois não é possível saber no momento da aplicação qual será a rentabilidade futura.

O aplicador que procura ativos arriscados deverá se preparar para ter perdas em algum momento.

Deve também ter disponibilidade de deixar os recursos aplicados por um período mais longo, pois terá chance de recuperar perdas com o passar do tempo.

A queda das ações das companhias que atuam no setor elétrico é decorrente do anúncio de algumas mudanças nas regras do setor.

Quanto aos bancos, a competição aumentou significativamente. Com a redução da margem de lucro, é natural esperar a queda no preço das ações.

A decisão de vender, de aguardar ou de comprar mais cotas vai depender do seu perfil de investidor.

Se sua carteira estiver com uma fatia de produtos de risco acima do indicado ao seu perfil, recomendo que aguarde alguns meses para observar se os preços voltarão ao patamar de quando adquiriu as cotas.

Se você está com muito mais risco do que deveria ter na sua carteira, avalie a possibilidade de vender a sua posição em ativos arriscados. Escolha preferencialmente ativos que tenham algum lucro para reduzir o risco de sua carteira e mantenha os fundos que estão com perda.

Tal iniciativa evita que você tenha prejuízo.

Se o seu perfil for arrojado, adquira novas cotas dos fundos. Você aumentará o seu risco e fará um preço médio inferior ao que tem atualmente.

Lembre-se que essa iniciativa aumenta sua possibilidade de ganhos, mas também a de perdas.

O seu perfil e a sua capacidade de assumir riscos determinarão a melhor forma de agir na situação em que você se encontra.

-

NEGÓCIOS

Quero vender minha lotérica, mas estou em dúvida. Devo procurar uma outra franquia ou coloco o dinheiro em aplicação? Neste caso, é confiável deixar no banco

F.L., de Jundiai (SP)

RESPOSTA - A decisão de vender uma empresa e aplicar os recursos deve considerar não só a rentabilidade do negócio, como também as alterações na sua vida pessoal.

Considerando aspectos financeiros somente, essa análise deve começar pela taxa de retorno de sua atividade profissional.

Dividindo os seus rendimentos anuais pelo valor de venda de sua empresa, você vai achar a taxa de retorno do seu negócio.

Compare a taxa encontrada com o retorno de alguns fundos de investimento. Se o seu retorno na empresa for muito maior do que o das aplicações, considere continuar com o negócio.

Não esqueça a avaliação fiscal, pois o importante é o retorno líquido de impostos.

Quanto aos bancos não se preocupe pois são sólidos, seguros e rigorosamente fiscalizados pelo Banco Central do Brasil.

TESOURO

Comprei títulos do Tesouro (LTN) com vencimento em janeiro de 2013. Já tenho um percentual (15%) maior que o prometido (12,64%), se eu ficar até o vencimento, perderia essa diferença?

A.B.C., de São Paulo

RESPOSTA - Os títulos LTN são pré-fixados. Independentemente da mudança nas condições do mercado, se você ficar até o vencimento, receberá a remuneração combinada. Se você vendesse o título antes do prazo, possivelmente teria um preço maior de venda.

É preciso verificar se custos como corretagem, impostos e o "spread" cobrado pelo banco para recomprar o título não anulariam a vantagem. Como o vencimento está próximo, seria bom ficar até o final.

-

Eu invisto em

Daniel Rocha, ator

"Prefiro investir em aplicações mais conservadoras que não me trazem muitos riscos, como Tesouro Direto, investimentos de renda fixa. Nunca é bom arriscar com o dinheiro suado"


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página