Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Franqueador deve manter valor da marca

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Transformar o seu negócio em uma microfranquia é uma possibilidade de aumentar os canais de venda. Para isso, afirma Artur Hipólito, diretor de microfranquias da ABF (Associação Brasileira de Franchising), basta que a ideia seja multiplicável.

Se o seu negócio cumpre essa exigência, para que você se torne um franqueador, alguns passos devem ser seguidos, de acordo com o consultor Juliano Pessine. O primeiro deles, salvo exceções em que o empresário já tem experiência, é testar aquilo que se pretende franquear.

Depois, a marca deve ser registrada no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) para que possa ser usada pelos franqueados.

O próximo passo será a elaboração de um documento chamado circular de oferta, a ser entregue aos interessados em se franquear e com informações sobre o negócio, como o balanço da empresa e planos de investimentos.

Por fim, cabe também ao franqueador desenvolver manuais para orientar a atuação dos franqueados e padronizar o atendimento da rede.

Para o consultor Pessine, um dos desafios de quem se torna franqueador é manter a qualidade do serviço e o valor da marca, mesmo sem controlar o negócio tão de perto.

"Esse é um desafio, mas está ficando mais fácil. Consultoria de campo, clientes ocultos, monitoramento de redes sociais. O franqueador tem como detectar a insatisfação dos clientes."

SEGUROS

Virar uma franqueadora foi a opção da corretora de seguros Seguralta.

No mercado há 40 anos, há três começou a oferecer a marca a franqueados.

"A gente sentiu que existem muitos profissionais sendo demitidos devido à idade. Eles podem não ter R$ 150 mil para investir, mas podem ter R$ 25 mil", afirma Reinaldo Zanon, sócio da empresa.

Desde o início da franquia, já foram vendidas 370 unidades. Dessas, 100 são do formato padrão e 270 são microfranquias. (FO)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página