Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vaivém das Commodities

MAURO ZAFALON - mauro.zafalon@uol.com.br

Safra é recorde e Brasil deverá liderar produção mundial de soja em 2012/13

O avanço da área de soja fará com que o país obtenha um volume de grãos jamais atingido: 185 milhões de toneladas. Os bons preços dos últimos anos trouxeram renda aos produtores, que, capitalizados, investiram mais.

Na safra 2012/13, semearam 27,6 milhões de hectares de soja, 2,6 milhões a mais do que na anterior. O resultado será um aumento de 17 milhões de toneladas na produção, que deverá somar 83,4 milhões de toneladas.

Se confirmado esse volume da safra 2012/13, o Brasil assumirá, pela primeira vez, a liderança mundial na produção de soja.

Os EUA, principais produtores mundiais, produziram 82,1 milhões de toneladas nessa mesma safra.

O recorde brasileiro de grãos vem praticamente de soja e de milho. Essas duas culturas vão somar 159 milhões de toneladas, 86% de toda a produção nacional.

A terceira maior produção fica com arroz, que deverá atingir 12 milhões de toneladas no período.

Ao atingir essa marca recorde neste ano, a soja volta a liderar a produção nacional de grãos, posto que havia perdido para o milho no ano passado. Os dados são da Conab.

Há algumas dúvidas, no entanto, quanto a esse volume de soja. Há avaliações de que o total será ainda superior ao da Conab, mas alguns analistas mantêm estimativas de um volume próximo de 81 milhões de toneladas.

As justificativas são o momento delicado pelo qual passa a colheita em regiões importantes de produção, como Centro-Oeste e Bahia. Além disso, tudo tem de dar muito certo para o Rio Grande do Sul produzir os 12,9 milhões de toneladas previstos, 87% mais do que em 2011/12.

Mais feijão O Brasil deverá produzir 3,4 milhões de toneladas da leguminosa, 16,5% mais do que na safra anterior, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Alta A primeira safra, cuja área teve redução de 8%, será de 1,29 milhão de toneladas, 4% acima do volume anterior. Já a segunda e a terceira terão elevação de 28% e de 21% no volume.

Bunge As vendas líquidas mundiais somaram US$ 61 bilhões no ano passado, 9% mais do que em 2011.

2013 Para este ano, o cenário também é bom, segundo estimativas da empresa. O consumo de alimentos cresce e o mundo necessita reconstituir os estoques.

Custos No setor de açúcar e bioenergia, a empresa diz que os custos diminuíram, refletindo um aumento de eficiência nas atividades.

Metais Analistas do Standar Bank acreditam que haverá recuperação gradual dos preços devido à China.

Após chuva, país volta a elevar exportação de café

O Brasil exportou 2,53 milhões de sacas de café no mês passado, 18% mais do que em janeiro de 2012. Desse volume, 2,27 milhões foram de café verde, e o restante, de cafés torrado, moído e solúvel.

Apesar da aceleração no volume exportado, as receitas recuaram em janeiro. Os dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) indicam ganhos de US$ 505,1 milhões, 13% abaixo dos de 2012.

Guilherme Braga, diretor-geral do Cecafé, diz que a alta no volume exportado se deve aos atrasos nos embarques do ano passado devido a chuvas nas regiões produtoras.

Apesar do aumento no embarque no mês passado, o volume exportado no ano-safra (julho a janeiro) indica queda de 6%.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página