Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Consumidor retoma busca por crédito em janeiro, diz pesquisa

Levantamento da Serasa Experian mostra sinais de retomada após desaceleração

DE SÃO PAULO

A demanda de consumidores por crédito começa a dar sinais de retomada depois da desaceleração registrada no ano passado.

A busca por financiamentos avançou 2,2% em janeiro na comparação com dezembro, segundo levantamento divulgado ontem pela Serasa Experian. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 12,3%.

De acordo com economistas da empresa, a recuperação reflete a queda gradual dos níveis de inadimplência, aliada ao bom momento no mercado de trabalho e às taxas de juros mais baixas.

Em 2012, a inadimplência alcançou patamar recorde e diminuiu o apetite dos consumidores, que preferiram priorizar o pagamento de contas em atraso.

A demanda por crédito encerrou o ano passado com queda de 3,1% em relação a 2011, o pior resultado já registrado pela Serasa Experian.

REGIÕES

Entre as regiões pesquisadas, apenas o Norte e o Nordeste registraram recuo no indicador de janeiro em relação a dezembro.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, contudo, houve avanço em todas as regiões, com destaque para o Nordeste, que teve crescimento superior a 25%.

Os consumidores com renda mais elevada -acima de R$ 5.000- ajudaram a puxar a demanda no primeiro mês do ano. A alta para esse grupo foi superior a 3% na comparação com dezembro, enquanto o crescimento para pessoas com renda de até R$ 1.000 não passou de 1,5%.

CNDL

Outra pesquisa apresentada ontem, no entanto, mostra que a inadimplência no comércio varejista subiu 11,8% em janeiro em relação ao mesmo período do ano passado. Já ante dezembro, o atraso no pagamento de contas recuou 3,27%, na série sem ajuste sazonal.

Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e foram divulgados pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

Segundo a entidade, o aumento do atraso no pagamento é consequência das medidas de estímulo ao consumo somadas à falta de planejamento do consumidor.

A CNDL considera inadimplência atrasos de cerca de 30 dias em prestações ou mensalidades de compras no varejo. Pelo levantamento da confederação, a inadimplência no setor avançou 1,9% em 2012 ante no ano anterior.

Com o "Valor".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página