Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mercado

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Taxa deve ficar estável com alta moderada do PIB

MARIANA CARNEIRO DE SÃO PAULO

Mesmo moderado, um crescimento da economia de 3% neste ano é suficiente para manter a taxa de desemprego no atual patamar.

A projeção é do Itaú Unibanco e indica que o mercado de trabalho deve seguir aquecido. Uma das razões é que há menos pessoas procurando emprego, e essa é uma tendência demográfica.

O número de pessoas com idade adequada que se dispõem a trabalhar, que crescia ao redor de 2,5% em 2000, agora vem crescendo a menos de 1,5% ao ano.

"A economia tem que gerar menos empregos hoje para manter as pessoas ocupadas", diz Ilan Goldfajn, economista-chefe do banco.

Isso explica por que o desemprego recuou em 2012, apesar da economia fraca.

Outro fator é que os serviços vêm crescendo mais e gerando mais empregos do que a indústria: "Estamos empregando mais do que nos diz o PIB [Produto Interno Bruto]".

O economista fez simulações caso a economia repita o desempenho de 2012. Neste caso, haveria um aumento da taxa de desemprego para 6,5% em 2013 e acima de 7% em 2014. Já se a economia voltar a crescer 4%, a atual taxa de desemprego poderá recuar e ficar abaixo de 5%, mas só no ano que vem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página