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Empresa quer antecipar renovação em Santos

Santos Brasil quer segurança para investir R$ 700 mi no terminal para receber meganavios

AGNALDO BRITO DE SÃO PAULO

A Santos Brasil, maior terminal de contêineres do país, quer antecipar em dez anos a renovação do contrato de arrendamento no porto de Santos, que venceria apenas em 2022.

A empresa alega que precisa ter previsibilidade para um investimento de R$ 700 milhões no terminal para adequá-lo aos meganavios de contêineres.

Segundo Antonio Duarte Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, o terminal deverá começar a receber meganavios em 2013. São embarcações que transportam entre 9.000 e 10 mil TEUs (cada TEU equivale a um contêiner de 20 pés). Hoje, cruzam pelo porto santista navios que transportam 7.000 TEUs.

No comércio transoceânico do hemisfério Norte, operam navios com capacidade de 12 mil TEUs.

Com o investimento, a Santos Brasil ampliará o cais dos atuais 980 metros para 1.200 metros. Isso será necessário para que a Santos Brasil continue a ter condições de receber até três embarcações ao mesmo tempo.

Os novos navios têm 400 metros de comprimento, o equivalente a quatro campos de futebol. Com um cais de 980 metros, o terminal teria condições de, no máximo, operar dois navios por vez. "Terminal portuário precisa ter escala. Se não fizermos esses investimentos, vamos perder escala", diz Sepúlveda.

Com a expansão, o terminal amplia a capacidade de movimentação de contêineres de 2 milhões para 3 milhões de TEUs por ano.

A empresa pretende apresentar o projeto e a proposta de renovação do arrendamento à Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) logo após a aprovação no Congresso da MP 595.


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