Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Análise

Líder manteve relacionamento difícil com a União Europeia

GIDEON RACHMAN DO “FINANCIAL TIMES”

Margaret Thatcher teve sobre o palco mundial um impacto que continua a ser sentido até hoje.

Os três aspectos mais importantes de seu legado foram seu impacto sobre a globalização, sobre a União Europeia e sobre a Guerra Fria. Dos três, apenas as questões referentes à Guerra Fria já foram relegadas ao passado.

Thatcher chegou ao poder em 1979, um ano depois de Deng Xiaoping na China e um ano antes de Ronald Reagan nos Estados Unidos. Às suas maneiras distintas, os três líderes seriam críticos para o deslanchar das forças do capitalismo global que seguem moldando o mundo até hoje.

Uma das primeiras iniciativas de Thatcher como primeira-ministra foi abolir os controles de câmbio no Reino Unido -medida crucial para a ascensão da City de Londres como proeminente centro financeiro internacional. As reformas financeiras de meados dos anos 1980, apelidadas de "big bang", levaram adiante essa campanha de desregulamentação.

Thatcher e Reagan também ajudaram a popularizar a ideia de que os impostos sobre os ricos precisavam ser reduzidos para incentivar o dinamismo econômico.

Entretanto, embora Thatcher defendesse a globalização econômica, em matéria de política era proponente do Estado-nação independente. A tensão entre essas duas posições definiu seu relacionamento difícil com a UE.

Embora favorável à lei que criou o mercado único europeu, em 1986, Thatcher se recusou a aderir à ideia de uma moeda única europeia.

Foi a oposição intransigente de Thatcher ao rumo que a União Europeia estava tomando que levou a uma rebelião em seu partido, que, por sua vez, acabou por afastá-la do cargo de premiê em 1990.

Mas os thatcheritas consideram que o acerto das posições dela acabou por ser comprovado. O euro está, de fato, levando a importantes erosões da soberania nacional. E está enfrentando dificuldades, de maneiras que Thatcher previu.

Tradução de CLARA ALLAIN


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página