Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Dilma deve fazer visita de Estado à Casa Branca

Evento seria o 1º desde viagem de FHC em 1995

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A presidente Dilma Rousseff deve fazer em outubro a primeira visita formal de Estado de um mandatário brasileiro aos EUA em quase duas décadas, segundo autoridades informaram, sob anonimato, à agência Reuters.

Até ontem, nem a Casa Branca nem o Itamaraty haviam confirmado oficialmente a viagem. A visita formal de Estado inclui jantar de gala e cerimônia militar --o último presidente do Brasil a fazê-la foi Fernando Henrique Cardoso, em 1995, quando Bill Clinton presidia os EUA.

O sucessor de FHC, Luiz Inácio Lula da Silva, esteve no país para se encontrar com George W. Bush (em 2003 e 2007) e Barack Obama (em 2009), sem o mesmo status.

Segundo especialistas, esse tipo de cerimônia é reservado a parceiros estratégicos dos EUA. A viagem de Dilma, portanto, sinalizaria uma melhora nas relações diplomáticas entre os dois países.

As relações do Planalto com a Casa Branca têm sido cordiais, mas marcadas por desacordos. Os americanos querem maior abertura do Brasil para suas empresas, e os brasileiros se frustram com a aparente falta de apoio dos EUA na disputa por um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

A gestão de Lula irritou Washington ao bloquear discussões sobre o comércio no continente e ao tentar acordo com o Irã, em 2010, para encerrar o impasse sobre o programa nuclear do país persa.

Dilma tem evitado lidar com o Irã e também assumiu uma distância relativa da Venezuela, país latino-americano que tem antagonizado os EUA com mais frequência.

A Folha apurou que, ainda neste mês, o novo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, deverá se reunir com o chanceler Antonio Patriota em sua primeira viagem oficial ao Brasil.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página