Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Forte terremoto no Irã mata 34 no Paquistão

Tremor de magnitude 7,8, o maior dos últimos 40 anos, foi sentido até mesmo na Índia

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Irã sofreu ontem o terremoto mais forte dos últimos 40 anos, com magnitude 7,8, em região próxima à fronteira com o Paquistão, onde ao menos 34 pessoas morreram. O tremor e suas réplicas foram sentidas em outros países do golfo Pérsico e até em Nova Déli, na Índia.

Apesar de forte, o terremoto teve origem em grande profundidade, o que fez com que causasse menor número de mortes e danos --quanto mais próximos da superfície, mais os efeitos são sentidos.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo foi registrado por volta das 15h15 (7h45 em Brasília), a uma profundidade de 82 km, na região de Saravan, a 48 km da fronteira com o Paquistão.

Não há informação precisa sobre o número de mortos: a agência de notícias iraniana Fars divulgou no fim do dia que houve apenas 12 feridos. Inicialmente, a estatal iraniana Press TV havia afirmado que pelo menos 40 pessoas morreram no país em decorrência do tremor.

Mais tarde, no entanto, a informação foi removida de seu site. A agência estatal Irna não mencionou mortos e disse apenas que 27 pessoas ficaram feridas.

No Paquistão, as contas também variam: a agência AFP afirmou que houve 34 mortos e pelo menos 80 feridos no país, citando uma autoridade militar como fonte. Já segundo a agência Reuters, 35 pessoas morreram.

Na semana passada, um terremoto de magnitude 6,3 deixou 37 mortos e mais de 850 feridos no Irã, em região próxima a uma usina nuclear.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página