Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

FBI diz ter avançado na busca por autor de explosões em Boston

Polícia americana afirma que imagens captadas no dia da maratona estão ajudando a identificar responsável

Equipes que têm trabalhado na apuração do caso pediram que o público envie vídeos ou fotos da maratona

JOANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A BOSTON

O FBI avançou nas investigações com a seleção de imagens que podem conter dados sobre um possível suspeito envolvido no atentado que matou três pessoas e feriu 176 na maratona de Boston na segunda-feira.

O governador de Massachusetts, Deval Patrick, disse que está confiante de que o responsável pelo crime será encontrado, em entrevista à CNN ontem, mas pediu paciência para que as investigações prossigam.

Uma entrevista coletiva em que o FBI divulgaria novas informações sobre o processo, marcada para o final da tarde de ontem, foi cancelada.

Mas o governador negou que o motivo tenha alguma relação com indecisão interna da equipe.

MÍDIA

Enquanto alguns pacientes iam sendo liberados ontem dos hospitais e o FBI seguia no trabalho investigativo, uma sequência de informações desencontradas divulgadas pela mídia americana, e reproduzidas mundialmente, confundiu a opinião pública.

A CNN dizia ter recebido informações da polícia de que um suspeito fora identificado. Teria sido o circuito interno da rede de lojas de departamentos Lord & Taylor o responsável por captar as imagens.

A Associated Press dizia também que uma pessoa havia sido presa, mas posteriormente recuou de seu anúncio.

"Nenhuma prisão ligada ao ataque na maratona foi feita, ao contrário do que foi dito pelas reportagens. As informações baseadas em fontes não oficiais são imprecisas", reagiu o FBI em uma nota oficial.

VÍDEOS

A instituição vem insistindo, desde o início da semana, para que o público envie todos os vídeos ou fotos tomados no momento do ataque, ainda que aparentemente irrelevantes para elucidar os fatos.

As imagens podem orientar entrevistas com testemunhas e outros procedimentos.

Entre os novos detalhes das investigações divulgados, foi encontrada a tampa de uma panela de pressão que pode ter sido usada no artefato explosivo que acabou matando as três pessoas na segunda-feira.

A apuração em curso para esclarecer o caso, que chocou os Estados Unidos, inclui o exame de locais em Boston onde as bombas podem ter sido elaboradas, assim como a inspeção de listas de passageiros que chegaram à cidade recentemente.

VÍTIMAS

Entre os mortos está Martin Richard, um garoto de apenas 8 anos que estava próximo ao local onde a primeira bomba foi depositada. Sua mãe e sua irmã ficaram feridas.

Como ele, dezenas de meninos e meninas esperavam seus pais perto da linha de chegada e seguravam placas que os parabenizavam pela superação.

O artefato explodiu no momento em que uma multidão de atletas amadores alcançava a linha final.

A maratona, que acontece em uma região nobre de Boston, é o maior evento esportivo da cidade, realizado no feriado do Dia dos Patriotas, que celebra batalhas da guerra de independência do país no século 18.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página