Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Governo de Cristina Kirchner enfrenta novo protesto hoje

Manifestação critica principalmente a reforma do Judiciário

SYLVIA COLOMBO DE BUENOS AIRES

Com quórum já garantido para aprovar uma ampla reforma do Judiciário, o governo Cristina Kirchner enfrentará hoje mais uma prova, com grande manifestação contra suas políticas, a partir das 20h, na Praça de Maio.

O protesto, organizado por meio das redes sociais e por membros da oposição, terá várias bandeiras, assim como em setembro e em novembro do ano passado, reunindo quase 1 milhão de pessoas. Os manifestantes protestarão contra a corrupção, a insegurança, a impunidade e a ideia de re-reeleição de Cristina.

O motivo principal, porém, será o projeto de lei que altera a estrutura da Justiça e que se encontra no Congresso.

Ontem, o Senado aprovou a ampliação do Conselho da Magistratura (equivalente ao Conselho Nacional de Justiça) e sua definição por voto popular. Hoje, discutirá e votará a restrição a liminares.

Enquanto isso, os deputados discutiram pontos secundários do projeto. Na semana que vem, deve virar lei.

Além de eleição direta para os representantes dos magistrados no Conselho da Magistratura, o projeto limita a concessão de liminares.

O projeto tem sido amplamente contestado pela oposição, que vê nele uma politização da Justiça.

A deputada Elisa Carrió disse que se trata de "golpe de Estado", enquanto a senadora Maria Eugenia Estenssoro afirmou que Cristina busca, com ela, a sua impunidade em casos de corrupção. Ontem, a igreja somou-se aos críticos, dizendo que o projeto "ameaça fragilizar a democracia no país".

Cristina defende a proposta com o argumento de que servirá para "democratizar a Justiça".

Ontem, ainda, a Justiça declarou inconstitucional os artigos da Lei de Meios que determinavam um limite para o número de licenças por parte de empresas. A medida favorece o grupo Clarín, que assim não teria de desfazer-se de um de seus canais de televisão. O governo ainda pode recorrer à Corte Suprema.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página