Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

FBI divulga imagens de suspeitos de ataque

Polícia federal dos EUA pede que população ajude a identificar supostos responsáveis por atentado na maratona de Boston

Homens usavam bonés e carregavam mochilas; explosões na segunda mataram três pessoas e deixaram 176 feridas

JOANA CUNHA ENVIADA ESPECIAL A BOSTON

Um homem usando um boné preto e outro, com boné branco, cada um com sua mochila, podem ser os responsáveis pelas explosões das duas bombas que mataram três pessoas e feriram 176 na maratona de Boston, nos EUA, na segunda-feira.

O FBI (polícia federal americana) divulgou na tarde de ontem, pela primeira vez, as fotos e imagens de vídeo em que a dupla caminhava em meio ao público na direção da linha de chegada, onde as bombas foram detonadas.

O primeiro suspeito, de boné preto, carregava uma mochila nas costas. O segundo a tinha pendurada em um dos ombros, conforme aparece no vídeo publicado no site da instituição.

A prioridade máxima passa a ser identificar e localizar esses dois homens, segundo o agente que lidera a investigação, Richard DesLauriers, que fez o anúncio.

A polícia pediu que a população acesse as imagens para que possam ajudar a encontrar a dupla. "O público terá papel fundamental na identificação. Os suspeitos certamente são conhecidos de vizinhos, amigos ou parentes, colegas de trabalho de alguém", disse DesLauriers.

SEM ABORDAGEM

Eles podem, entretanto, estar armados e são considerados extremamente perigosos. A instituição recomenda que ninguém tome a atitude de abordá-los.

Nenhum outro detalhe foi liberado na conferência de ontem porque a busca se tornou o foco do trabalho.

Minutos após a liberação das imagens, as sirenes de polícia, que vinham tocando em Boston com frequência cada vez menor com o passar dos dias, voltaram a ser ouvidas na região da cidade em que foi realizado o atentado.

O anúncio do FBI ocorreu num momento em que cresciam os vazamentos de informações a respeito do trabalho investigativo. Um dia antes, a instituição divulgara notas que desmentiam informações amplamente divulgadas pela mídia americana de que já havia uma prisão.

As especulações cresciam à medida que o FBI atrasava seus comunicados.

Em discurso ontem em Boston, apesar de não ter tocado no assunto da investigação, o presidente Barack Obama demonstrava segurança. Também tinha aparência satisfeita Deval Patrick, o governador de Massachusetts.

A importância dos vídeos foi aprendida pela população. Enquanto Obama discursava na catedral da cidade ontem, muitas das pessoas que se aglomeravam para acompanhar pelo lado de fora empunhavam seus celulares no modo vídeo.

CÂMERAS

A Folha perguntou a alguns dos presentes se havia motivo específico para tantas câmeras, além da intensa cobertura jornalística da cidade nos últimos dias, e recebeu a explicação de que se tratava de vigilância.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página