Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Oposição estuda passos para ser levada em conta

DA ENVIADA A CARACAS

Obrigada a recuar das mobilizações de rua após episódios de violência atribuídos pelo governo a seus seguidores e com poucas chances de reverter o resultado eleitoral, a oposição na Venezuela avalia que passos seguir para ser "levada em conta" no país em que receberam ao menos 48% dos votos.

Os partidários do candidato derrotado à Presidência, Henrique Capriles, esperavam resposta do CNE (Conselho Nacional Eleitoral) ao pedido de auditoria de 100% da votação.

A natureza da grande parte das denúncias de Capriles -mais casos de votação condicionada pelo governismo por violência ou coação de eleitores-, apontava que dificilmente uma auditoria poderia modificar a vitória de Maduro.

A oposição estuda ainda um segundo passo, em caso de negativa da auditoria: usar as pouco mais de 3.200 "incidências" do dia eleitoral para pedir a impugnação da eleição.

Como a principal corte do país é alinhada ao chavismo, é pouco provável a vitória, mas poderia significar um giro no comportamento dos oposicionistas, que desde 2006 consideram o CNE confiável.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página