Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Biden compara favela a comunidades dos EUA

Em visita ao pacificado morro Dona Marta, no Rio, vice americano elogia ação da polícia

DO RIO

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, percorreu ontem pela manhã a favela Dona Marta, em Botafogo, zona sul do Rio --a primeira a ser ocupada na cidade para a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), em 2008.

A favela, de ruas íngremes, tem apenas 7.000 moradores e se tornou uma espécie de cartão de visitas para a política de pacificação do governo do Rio de Janeiro.

Enquanto em outras regiões com UPPs a polícia vem enfrentando dificuldades, como trocas de tiros com traficantes do complexo do Alemão, no morro Dona Marta a situação está sob controle.

Biden caminhou com policiais militares, representantes da associação de moradores e com a major Priscilla Azevedo, primeira comandante da UPP local.

Em 2012, Priscilla ganhou o prêmio Mulher de Coragem das mãos da primeira-dama Michelle Obama e da então secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

O vice-presidente ouviu dos policiais informações a respeito da ocupação da favela e da instalação das UPPs no Rio. Atualmente, existem 33 UPPs na cidade.

"Os desafios enfrentados por essas comunidades são, de certa forma, semelhantes ao que vemos nas comunidades carentes dos Estados Unidos. A melhoria da vida dessas áreas passa pela união dos seus moradores", disse aos fotógrafos e cinegrafistas que acompanhavam a visita.

"Tudo muda quando a polícia começa a conhecer os moradores. Antes das mudanças que vimos aqui, os policiais eram vistos como inimigos, e não como amigos", continuou o vice-presidente.

"O que vemos aqui, na Índia ou nos Estados Unidos é que, quando a polícia é vista como amiga, torna as coisas mais difíceis para os criminosos. Eles [os policiais] fizeram um trabalho notável. É possível ver isso nos rostos das pessoas", concluiu Biden.

A visita durou 45 minutos. Antes de ir embora, o vice-presidente comprou um pacote de biscoitos em uma mercearia da favela.

Assim que deixou o Dona Marta, o vice-presidente seguiu para o hotel onde estava hospedado e encontrou-se com funcionários do consulado americano do Rio.

De lá, seguiu para a Base Aérea do Galeão, onde embarcou para Brasília.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página