Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Secretário de Justiça dos EUA dá início a reuniões com a mídia

Casa Branca toma iniciativa após escândalo do monitoramento de jornalistas de agência

RAUL JUSTE LORES DE WASHINGTON

O secretário de Justiça americano, Eric Holder, iniciou ontem uma série de encontros com editores de meios de comunicação dos EUA, depois de o presidente Barack Obama pedir mudanças no modo como o departamento (ministério) vem investigando o trabalho jornalístico.

Tanto a agência de notícias Associated Press (AP) quanto a TV Fox News tiveram telefonemas e e-mails de seus jornalistas monitorados pelo Departamento de Justiça, que investigava o vazamento de informações consideradas confidenciais pelo governo.

Obama falou em tentar um equilíbrio entre segurança nacional e o direito à proteção das fontes de jornalistas.

Alguns editores recusaram o convite para falar com Holder por ser "off the record" (os presentes não podem escrever sobre o encontro ou relatar frases do secretário).

Jill Abramson, do "New York Times", alegou que "não é apropriado ir a um encontro quando nossa sucursal de Washington está cobrindo agressivamente a maneira como estão sendo tratados os vazamentos de informações".

Kathleen Carroll, da Associated Press, disse que só iria ao encontro se a informação lá dita não fosse confidencial. Já Martin Baron, do "Washington Post", afirmou que irá para levar as preocupações de seus jornalistas e ouvir o que o secretário tem a dizer.

Em 13 de maio, a AP revelou que o governo obtivera o relatório das ligações de 20 telefones de seus escritórios em 2012, logo após a agência ter revelado um atentado frustrado pela CIA no Iêmen. A oposição republicana tem pedido a demissão de Holder.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página