Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

• Tamanho da Letra
  • Comunicar Erros
  • Imprimir

Minha história - Davut, 21

Guardador de barricada

Detido e agredido por policiais, o estudante Davut tem a missão de montar e tomar conta dos bloqueios para barrar o avanço dos soldados na praça Taksim

LUIZA BANDEIRA EM ISTAMBUL

RESUMO

O universitário Davut, 21, foi detido e agredido por policiais em Istambul ao participar de um protesto no dia 2. Acampado no parque Gezi desde então, participa toda noite da vigília que afasta a polícia da praça. Com medo de novas agressões, Davut preferiu não dizer o sobrenome e pediu para ser fotografado apenas com máscara de gás lacrimogêneo.

Vim para a praça Taksim no sábado, dia 1º, sozinho, com a roupa do corpo. Soube do que estava acontecendo pelo Twitter e pelo Facebook. Moro em outra cidade, mas já estava em Istambul por causa das férias. Como meus amigos vieram pra cá, decidi vir também.

Cheguei às 8h30 da manhã e comecei a andar para ver o que estava acontecendo. Lá pelas 10h30, houve o primeiro confronto com a polícia. Veio o gás lacrimogêneo e todos correram, desesperados.

Eu estava usando uma máscara que meus amigos me deram. Pelas ruas, algumas pessoas distribuíam máscaras. Mas quem não tinha chorava e não conseguia respirar. Também jogaram muitos jatos d'água.

Naquela noite, decidi ficar aqui acampado com os outros para proteger o parque. Mas ninguém conseguiu dormir. Os enfrentamentos se repetiam e era impossível pegar no sono.

No dia seguinte, por volta das 20h, decidimos que era preciso distrair a polícia desse lugar que queríamos proteger. Outras pessoas e eu fomos para o bairro de Besiktas. Eram mais de 2.000 pessoas lá e ficamos até a polícia desistir, até umas 5h da manhã.

Três amigos e eu estávamos voltando para cá quando fomos cercados e colocados num carro de polícia. Lá dentro já estava uma menina, que devia ter mais ou menos a minha idade.

Eles nos levaram para a frente do palácio Dolmabahçe [usado pelo governo para eventos especiais e visitas de líderes estrangeiros] e tiraram a gente do carro. Pegaram-nos pelo cabelo e começaram a bater nossa cabeça na porta do carro.

Eles davam tapas muito fortes na cara da menina. Diziam que ela era uma puta e que iam estuprá-la.

Enquanto eles chutavam os homens, um policial, sem querer, acertou a menina. Ela não conseguia respirar.

Depois disso, a polícia ligou o motor do carro e nos disse: "Podem ir. Procurem um hospital, vão para onde vocês quiserem".

A gente voltou para cá e foi procurar ajuda numa enfermaria que os voluntários montaram. Meu lábio sangrava e eu tinha muita dor na cabeça. Até hoje dói. O outro cara foi para um hospital.

Voltei para a praça porque quero liberdade. Nós temos um objetivo aqui e não sairemos até conseguir. No começo, era a construção do shopping. Eu queria proteger as árvores. Depois se tornou algo muito maior que isso.

A questão não é de religião. Eu sou muçulmano também. O problema é que o governo quer nos impor a sharia (lei islâmica). Eu não tenho problema com quem usa véu, por exemplo. Respeito. Mas quero beber, sair à noite e quero que as mulheres possam se vestir como elas quiserem.

Acredito em Deus, mas quero ter uma escolha.

Aqui no parque Gezi é uma festa. As pessoas bebem, brincam e fazem esportes. Eu me alimento com o que ganho das doações e tomo banho num hotel que abriu as portas para a gente.

Mas isso só acontece porque a gente faz barricadas para proteger essa área. Então, à noite, eu quase não durmo.

Colocamos ônibus impedindo a entrada da polícia nas ruas que dão acesso ao parque e à praça. Também usamos pedras, tijolos, grades e o que mais tiver à disposição para montar as barreiras.

Toda noite, a polícia vem e começa a destruir essas barricadas para chegar aqui. É como uma guerra. A gente resiste e constrói as barreiras de novo. Há duas noites eles não vêm. A gente acha que estejam fazendo isso para que a gente se descuide e eles possam chegar de surpresa.

Nós temos cinco objetivos, e um deles é que [o primeiro-ministro, Recep Tayyip] Erdogan peça desculpas. Queremos outro governo, mas a gente sabe que ele não vai sair agora. Estamos esperando a polícia chegar para nos tirar daqui. E, quando eles chegarem, ninguém sabe exatamente o que poderá acontecer.

Publicidade

Voltar ao topo da página