Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

'Paciência tem limites', ameaça premiê turco

EM ISTAMBUL

O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, endureceu o tom ontem contra os manifestantes que pedem sua saída. Enquanto milhares de pessoas ocuparam as ruas em cidades como Istambul e Ancara, Erdogan fez um discurso ameaçador na TV: "Tivemos paciência e seguiremos tendo, mas ela tem limites", afirmou.

Na praça Taksim, epicentro dos protestos, a resistência dos manifestantes continua, mas há dois cenários.

O parque Gezi, onde centenas de pessoas acampam, remete ao movimento "Occupy", já visto na Europa e nos EUA. Há até pulseirinhas com os dizeres "Occupy Gezi". Jovens dançam, cantam, bebem e fazem esportes, e voluntários distribuem comida, roupas e mapas da ocupação.

Seis médicos atendem numa espécie de "quartel-general", com refeitório e uma enfermaria --atualmente, a maior demanda é de pessoas que caíram fazendo esportes ou beberam muito.

Já os arredores da Taksim lembram a Primavera Árabe. As ruas têm ônibus e caminhões atravessados para bloquear a polícia. No chão, pichações advertem: sem fotos.

Poucos circulam ali de dia, mas é para lá que centenas vão à noite, em vigília contra uma possível ação policial. (COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página