Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Crise Europeia

Grécia tem protestos após governo fechar emissora pública de TV

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - Milhares de gregos participaram ontem da terceira greve geral do país, deflagrada pela abrupta decisão do governo de fechar a rede de TV pública do país e demitir seus 2.600 funcionários. O fechamento é consequência da crise econômica no país.

A paralisação afetou o funcionamento de serviços essenciais do país, como setores de emergência de hospitais, barcos e o setor ferroviário.

Os principais protestos aconteceram na frente da sede da TV, a ERT --ao contrário das outras manifestações contra a crise econômica, feitas tradicionalmente em frente ao Parlamento. Mais de 10 mil pessoas compareceram à manifestação, que foi pacífica.

A medida ajudará o governo a cumprir uma meta de demissões do setor público no âmbito do seu programa de resgate.

O primeiro-ministro, Antonis Samaras, promete transformar a Grécia de "um verdadeiro Parque dos Dinossauros" em uma economia moderna, mas o fechamento da ERT causou desavenças na frágil coalizão que o mantém no governo.

O conflito com os partidos Pasok e Esquerda Democrática, contrários ao fechamento da emissora, transformou-se rapidamente na crise política mais grave desde que a coalizão liderada por Samaras chegou ao poder, em junho de 2012.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página