Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Comissão do Senado bloqueia aprovação de embaixadores

Medida é retaliação por Patriota não ter ido a audiência sobre Aliança do Pacífico

GABRIELA GUERREIRO DE BRASÍLIA

Numa rebelião contra ministros do governo federal, a CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado transformou ontem em convocação o convite aprovado em maio para que Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) participem de audiência na Casa.

A convocação é para que eles falem sobre o Mercosul e a Aliança do Pacífico --bloco formado por Colômbia, Chile, Peru e México e que é visto por especialistas como uma ameaça ao Mercosul.

A comissão também decidiu não votar nenhuma indicação de embaixadores até que ambos falem no Senado.

A exceção será a análise do nome do embaixador Denis Fonseca Pinto para o Vaticano, com o objetivo de evitar incidentes diplomáticos antes da visita do papa ao Rio.

A rebelião ocorreu porque, segundo os integrantes da comissão, Patriota e Pimentel não teriam respondido ao convite e nem dado ciência do seu recebimento. Com a convocação, eles terão 30 dias para comparecer à CRE.

À noite, Patriota se disse à disposição dos senadores "até para comparecer amanhã, se necessário". Procurada pela Folha, a assessoria de Pimentel respondeu apenas que ele irá à comissão.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página