Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

61% são contra vigilância de governo dos EUA

DE SÃO PAULO

A rejeição da população americana ao amplo programa de vigilância governamental de chamadas e e-mails recém-revelado nos EUA chega a 61%, segundo pesquisa encomendada pela rede de TV CNN.

A cifra dos que questionam Barack Obama supera os 52% que em 2006 disseram não aprovar a maneira como George W. Bush lidava com o mesmo tema, na esteira do combate ao terrorismo após os ataques do 11 de Setembro.

Para 43% da população, Obama "foi longe demais" ao restringir liberdades civis em nome do combate ao terrorismo, enquanto 38% avaliaram que o governo americano atuou "na medida certa".

Questionados especificamente sobre registro e análise de telefonemas pelo governo, a população se dividiu: 51% dizem que ele fez o certo, enquanto 48% responderam que foi errado. No caso de registros de atividades na internet, 66% apoiam a vigilância.

No mesmo levantamento, feito neste mês, Obama obteve a sua mais baixa aprovação em um ano e meio: 45%. Ele perdeu terreno entre independentes, com 61% de desaprovação.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página