Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vítimas de chuvas no norte da Índia já são mais de 500

Turistas e peregrinos ajudam equipes de resgate em áreas mais isoladas; saldo de mortes pode aumentar

Governo usa aeronaves para tentar resgatar até 50 mil pessoas isoladas pelas chuvas de monções antecipadas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Equipes de resgate elevaram ontem para mais de 500 o saldo de mortos na recente onda de inundações e deslizamentos no norte da Índia.

"O Exército encontrou 556 corpos boiando ou sob a lama", disse o ministro-chefe do Estado de Uttarakhand, Vijay Bahguna, que estima "mais centenas" de mortos.

O ministro do Interior da Índia, Sushilkumar Shinde, disse que quase 34 mil pessoas já foram retiradas. Outras 50 mil ainda estariam isoladas na região, que teve estradas e pontes arrasadas.

Uma operação conjunta da Aeronáutica e do Exército locais com 10 mil soldados e quase 50 helicópteros e aeronaves socorre desabrigados.

Aviões lançaram paraquedistas, alimentos e remédios para pessoas isoladas em cem cidades e vilarejos desde domingo na região, contígua ao Himalaia. Muitos são peregrinos que visitavam santuários hindus. Há relatos de que turistas ajudam na operação.

Um porta-voz do governo disse que o foco inicial do resgate foi retirar quase 27 mil pessoas de Kedarnath. O famoso templo hindu escapou com danos e serviu de abrigo a peregrinos que se salvaram.

Em Dehradun, capital de Uttarakhand, pessoas em busca de notícias de familiares protestaram contra o governo. O número de desabrigados já chega a 65 mil.

Não há notícias de brasileiros feridos, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

O Google lançou versão do aplicativo "Person Finder" (buscador de pessoas, em inglês) em inglês e hindu para ajudar a rastrear desaparecidos em Uttarakhand.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página