Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Mundo

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Inspirados em protestos no Brasil, paraguaios vão às ruas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Milhares de paraguaios foram às ruas de Assunção, na sexta-feira, 21, em manifestação "por um Paraguai melhor". O ato, de caráter pacífico, foi convocado por meio das redes sociais.

Kattia González, presidente da Coordenação dos Advogados do Paraguai, uma das organizações responsáveis pela manifestação, diz que um dos objetivos é exigir que a agenda parlamentar ouça mais os anseios populares.

González afirmou que há influência em seu país das manifestações no Brasil. "Acho que o exemplo dos brasileiros nos influenciou, por que eles sim e nós não?"

O chamado ao protesto criticava o recente aumento aprovado pelos deputados das próprias aposentadorias, assim como o adiamento da votação de um projeto relativo ao transporte público para a cidade de Assunção.

No Brasil, a atual onda de protesto teve origem em São Paulo por conta de uma causa ligada ao transporte público, o aumento da tarifa de ônibus em R$ 0,20.

Entre 2.000 e 3.000 manifestantes, segundo a mídia paraguaia, se reuniram na praça das Armas, a poucos metros do Congresso, e caminharam rumo ao Panteão dos Heróis Nacionais. Policiais acompanharam toda a movimentação, sem confrontos.

Muitos jovens, a exemplo do que ocorreu no Brasil, foram à marcha usando a máscara do filme "V de Vingança" que faz alusão a Guy Fawkes, um britânico católico do século 17 que tentou explodir o Parlamento da Inglaterra.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página